#florestas

O projeto Saúde das Florestas realiza Capacitação para o monitoramento participativo de florestas em mudanças em áreas de uso sustentável no sudoeste da Amazônia Brasileira’. Essa iniciativa é resultante de uma parceria entre os professores do PPG em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Sabina Cerruto Ribeiro (coordenadora do projeto / Engenharia Florestal), Fernando Augusto Schmidt (Ecologia) e Foster Brown (Parque Zoobotânico) com o professor Stephen Perz e a pós-doutoranda Galia Selaya da Universidade da Flórida (UF).

Objetivos principais:

  1. aumentar o entendimento sobre a biodiversidade florestal e o estoque de carbono no sudoeste Amazônico;
  2. aumentar a capacidade de comunidades extrativistas em usar esse conhecimento para realizar o manejo sustentável de suas áreas.

O projeto terá duração de dois anos e conta com a gestão financeira da SOS Amazônia. Grande parte das atividades é desenvolvida na Reserva Extrativista Chico Mendes. A expectativa da equipe é que os resultados do projeto sejam referência para o monitoramento da saúde das florestas no Acre bem como da sua conservação e uso sustentável para o século 21.

Essa iniciativa foi submetida e aprovada em um edital promovido pela U.S. National Academy of Sciences (NAS) em parceria com a United States Agency for International Development (USAID).