Quem somos

Nós somos a SOS Amazônia, uma ONG com a missão de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.

Nossa essência

Na década de 1980 grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens na Amazônia. Naquela época, o movimento dos seringueiros, no Acre, unia forças para empatar a devastação e garantir o direito de posse das suas colocações. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, no dia 30 de setembro de 1988, na cidade de Rio Branco, estado do Acre, professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia, tendo como objetivo principal defender a causa extrativista e proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Num cenário de conflitos por ocupação de terras, a entidade dedicou-se a expor, em praça pública, dados e fotos sobre o desmatamento na região, a fazer denúncias das ameaças sofridas pelos seringueiros, distribuir materiais informativos e a dialogar com as pessoas sobre o tema, visando mobilizar a sociedade e facilitar a compreensão sobre as causas e consequências da destruição que estava acontecendo.

Diante do delicado momento que os extrativistas viviam, além das campanhas de conscientização, logo surgiu a necessidade da instituição, em desenvolver projetos, propor e implementar políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, iniciativas que pautam, cotidianamente, o dever de cumprir a missão da SOS Amazônia, que é "Promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia".

Área de atuação

Passe o mouse nos ícones para ver o legado de nosso trabalho

Clique nos ícones para ver o legado de nosso trabalho

Promovemos a conservação de tartarugas da Amazônia ao longo do rio Juruá.

Respeito aos povos e comunidades tradicionais e melhoria da qualidade de vida dessas populações..

Seguimos os ideais de Chico Mendes - Transformações sociais, mantendo a floresta conservada.

Apoiamos os produtos da sociobio. Floresta em pé tem mais valor.

Reconhecimento

Ao longo de três décadas a SOS Amazônia obteve o reconhecimento de seu trabalho na proteção e conservação da floresta amazônica.

Conheça nossos parceiros

A sua contribuição pode fazer a diferença

COMO AJUDAR

Faça a sua parte pela proteção da Floresta!