Cadeia de Valor do Cacau Silvestre

Nos últimos anos, o Brasil, que ocupa o sexto lugar no ranking mundial da produção do cacau, aprimorou suas técnicas de cultivo e de produção de cacau (Mendes et al., 2016). Isso levou a um reconhecimento no mercado mundial, principalmente no que se refere ao cacau silvestre da Amazônia, com potencial de atingir as melhores classificações de qualidade, devido às características do ambiente que o tornam especial no sabor e no aroma.

O cacau silvestre é mais um produto com potencial de geração de renda para comunidades tradicionais e ribeirinhas da Amazônia. A Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (Cooperar), sediada em Boca do Acre (estado do Amazonas), é pioneira na produção do cacau silvestre na Amazônia brasileira. Desde 2006, o cacau vem sendo coletado, beneficiado e exportado para empresas europeias e americanas. A experiência da Cooperar é muito importante para auxiliar no desenvolvimento dessa cadeia de valor na região do Juruá.

Com o Projeto Valores da Amazônia, além de concentrar esforços para melhorar o método de produção da Cooperar, a SOS Amazônia iniciou a prospecção de cacau no Vale do Juruá, região localizada no extremo oeste do Acre, nos municípios de Porto Walter e Rodrigues Alves, e em dois municípios do Amazonas (Guajará e Ipixuna).

Foram implantados núcleos de produção, consultorias de boas práticas e abertura de mercados internacionais.
Um importante resultado foi o primeiro lote de uma tonelada de amêndoa seca produzida pela Coopercintra, com forte envolvimento comunitário.

Certificação Orgânica

O cacau silvestre tem diversos usos econômicos, sendo o mais atrativo deles a produção de chocolate. É cada vez mais crescente a demanda do mercado pela amêndoa de cacau de qualidade e com características diferenciadas de sabor e aroma, que surgem de acordo com as especificidades do local de ocorrência e da forma de beneficiamento.

Para ampliar as possibilidades, em outubro de 2018, a amêndoa de cacau da Cooperar e da Coopercintra ganhou certificação orgânica internacional, graças aos esforços do projeto Valores da Amazônia. Esse resultado permite a venda de amêndoas nos mercados europeu e norte-americano.

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato