SOS Amazônia completa 26 anos de iniciativas em defesa do meio ambiente

Ícone de relógio set 30, 2014

Na década de 1980, época em que o desmatamento da Amazônia passou a ser divulgado internacionalmente e os seringueiros no Acre eram ameaçados por estar empatando a devastação das florestas, um grupo de 35 pessoas na cidade de Rio Branco, compreendendo professores, estudantes universitários, servidores públicos e representantes do movimento social, [entre os quais, Chico Mendes], criou no dia 30 de setembro de 1988, a SOS Amazônia, tendo como objetivo principal, proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais e promovendo a conservação do meio ambiente, por meio da campanha SOS Floresta.

Com mais de duas décadas de existência, a SOS Amazônia é uma organização ambientalista sem fins lucrativos, que tem forte atuação no estado do Acre e áreas fronteiriças, com escritórios nos municípios acreanos Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo.

Desde sua criação desenvolve projetos, propõe e implementa políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade. Ganhou experiência e capacidade para gestão de unidades de conservação, também é referência no desenvolvimento da educação ambiental, no reaproveitamento dos resíduos sólidos e na participação voluntária em conselhos e comitês para regulamentação de leis e gestão de programas públicos.

E, nos últimos seis anos, ganhou também experiência no incremento da assessoria técnica e extensão rural. Atualmente oferece este serviço a mais de 2 mil famílias ribeirinhas no Vale do Juruá.

A atuação institucional é orientada por um Código de Ética, planejamento estratégico, controles internos descritos em Manual de Procedimentos e gestão contábil financeira transparente e auditada, combinada às diferentes iniciativas técnicas e políticas; tem importância reconhecida por diferentes parceiros governamentais, não governamentais, movimentos sociais e organismos internacionais. Tal conduta garantiu à SOS AMAZÔNIA o ‘Prêmio Bem Eficiente’ de gestão institucional, concedido pela Kanitz & Associados em 2004, às 50 entidades sem fins lucrativos que melhor administram seus recursos no país, com transparência e seriedade.

 

Projetos e campanhas atuais

1. Quelônios do Alto Juruá – Atividades de Conservação das espécies de tartarugas, tracajás e Iaçás acontecem desde 2003. Voluntariamente, famílias ribeirinhas protegem por ano, desovas em mais de 40 praias ao longo do rio Juruá, nos município de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

2. Campanha SOS Reciclagem – Tem por objetivos principais promover a educação ambiental sobre a correta destinação dos resíduos sólidos recicláveis (plástico e alumínio) e apoiar as atividades de proteção das desovas de quelônios ao longo do rio Juruá. É realizado em parceria com o Supermercados Araújo e Semeia.

3. ATES Juruá – Dividido em três etapas (Oficinas de Apresentação e Diagnóstico Familiar; Planejamento Participativo; e Oficinas de Capacitação e Orientação Técnica) o projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) na Reserva Extrativista Alto Juruá tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na Reserva, com foco na conservação dos recursos naturais, envolvendo três eixos fundamentais: organização social, fomento do extrativismo e produção sustentável, e comercialização. Realizado em parceria com o INCRA.

4. ATER Juruá – Promover a Transição Agroecológica, Organização Social e Gestão da Propriedade’ das famílias do Alto Juruá. Realizado em parceria com o MDA.

5. Biofossas – Instalação de fossas sépticas biodigestoras em comunidades rurais do Alto Juruá. Tem o objetivo de substituir o sistema de fossas rústicas utilizadas no meio rural, que contaminam o solo e os lençóis freáticos, trazendo consequências graves à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Realizado em parceria com a Embrapa, WWF e Instituto HSBC Solidariedade.

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato