2ª reunião do CIPAM debate Código Florestal e Licenciamento Ambiental

Ícone de relógio nov 16, 2012

A segunda reunião do CIPAM – Comitê de Integração de Políticas Ambientais do CONAMA, realizada quarta-feira, 14, teve como objetivo  debater a agenda do CONAMA para 2013. No encontro ficou acordado que os temas ‘Aperfeiçoamento do Processo de Licenciamento Ambiental’ e a ‘Regulamentação e Implementação do Código Florestal’ devem ser priorizados no próximo ano.

Uma das propostas discutida foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar e monitorar o processo do Código Florestal, incluindo a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo André Lima da ONG Planeta Verde, o objetivo é criar um ambiente catalizador e favorável à mediação de conflitos, de forma a dinamizar e efetivar o Código Florestal.

A proposta foi acatada e será discutida com a Ministra Izabella Teixeira. A expectativa é que na próxima reunião do CONAMA dia 28/11, seja anunciado a criação deste GT.

Para subsidiar as discussões em plenário, Miguel Scarccello da SOS Amazônia sugeriu como pautas da próxima reunião, duas competências do CIPAM, [itens  IV e V do art. 28 do regimento interno do CONAMA]: ‘Avaliar a implementação e execução da política ambiental do País’, e ‘Promover a integração dos órgãos colegiados de meio ambiente’. O Comitê considerou a demanda relevante  e deverá incluí-la na pauta.

“Considero que além de cumprir com as suas atribuições, o CIPAM vai poder incrementar uma discussão sobre a política ambiental do país, com o objetivo de aferir o grau de efetividade das políticas ambientais e do compromisso dos gestores públicos. Além de cumprir o papel regulamentador, o CONAMA poderá recuperar seu status de promotor das políticas ambientais do país”, observa Scarcello.

Acesse o documento ‘Proposta para  cumprimento das atribuições do CIPAM’, apresentada pelo representante das entidades ambientalistas da região Norte, Miguel Scarcello.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato