Levamos ao ambiente virtual o conflito socioambiental enfrentado por povos indígenas. Foi assim que nasceu O Mapa Originário, o primeiro mapa de terras indígenas no Fortnite em que você entra em ação para proteger a floresta e agir em defesa dos povos originários.

A plataforma une entretenimento e mobilização social para despertar o engajamento em causas relevantes e de impacto internacional. Ainda que seja no território virtual, manifeste-se e lute.

O projeto é assinado em parceria com a Federação do Povo Huni Kuĩ do Acre, mas não representa uma etnia específica e, sim, cria uma representação de conflitos comuns vivenciados por diversos grupos indígenas da Amazônia.

Aqui você encontrará mais informações sobre esse projeto, como ajudar e é claro, o código do Mapa Originário para jogar no Fortnite.

Em 6 de maio de 2006, o povo Huni Kuĩ decidiu criar a Federação do Povo Huni Kuĩ do Estado do Acre (FEPHAC), uma entidade civil sem fins lucrativos, composta por 14 associações, 2 organizações de base Huni Kuĩ e 118 comunidades distribuídas em 12 territórios, com cerca de 16 mil habitantes no Acre.

A missão da FEPHAC é representar legalmente o povo Huni Kuĩ, defender seus direitos coletivos, promover a unificação da população, fortalecer sua cultura e língua, além de buscar desenvolvimento sustentável. Seus objetivos incluem apoiar programas de educação tradicional e formal, fortalecer a saúde por meio da medicina tradicional, lutar pelos direitos das mulheres e jovens, e apoiar organizações comunitárias.

O povo Huni Kuĩ faz parte da família linguística Pano e vive no Peru e norte do Brasil, no estado do Acre. Eles são reconhecidos como guardiões dos ecossistemas e mestres da medicina tradicional da floresta. Sua história registra resistência e resiliência contra a exploração da borracha e sua cultura se expressa em cores vivas, vestimentas tradicionais, cantos, danças e alimentação.

O lema oficial da FEPHAC é "Unir para lutar e unificar para vencer".

SOBRE O POVO HUNI KUI

Apoie ações de comunicação dentro dos territórios, a fim de desenvolver habilidades dos jovens para utilização das ferramentas de comunicação e difusão de temas como justiça climática, racismo ambiental, território e Amazônia, aumentando o impacto e alcance de suas mensagens.

APOIE O PROJETO INDÍGENA

A SOS Amazônia tem como objetivo principal defender a causa extrativista e proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Além de campanhas de conscientização, a SOS Amazônia desenvolve projetos, propõe e implementa políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação e conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, iniciativas que pautam, cotidianamente, o dever de cumprir a missão que é: "Promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia".


Saiba mais (sosamazonia.org.br)
CÓDIGO DO MAPA: 6145-4566-3744