Projeto Valores da Amazônia

Logo Valores

Estruturar, Fortalecer e Integrar cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros

O projeto Valores da Amazônia foi selecionado no âmbito da Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis do Fundo Amazônia/BNDES para Estruturação, Fortalecimento e Integração das cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros nos estados do Acre e Amazonas.

Objetivo: Disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, com foco na geração de trabalho e renda, e no desenvolvimento sustentável da região.

Cadeias de valor apoaidas: Cacau Silvestre, Borracha (Cernambi Virgem Prensado – CVP e Folha de Defumação Líquida – FDL) e Óleos Vegetais (Buriti, Murmuru, Cocão, Andiroba).

Abrangência:

Mapa-valores
Municípios da região do rio Juruá, no Acre, e do sul do Amazonas, que formam um corredor com recursos florestais semelhantes (cacau silvestre, oleaginosas e borracha), numa área de aproximadamente 206 mil km². A SOS Amazônia atua nesses municípios no desenvolvimento das cadeias dos produtos da sociobiodiversidade, junto a nove organizações extrativistas, dentre elas uma cooperativa indígena e uma associação de mulheres, formadas por cerca de 5.100 famílias.

Recursos: 9.993.000,00

 O Brasil cuida. O mundo apoia. Todos ganham.

Resumo Executivo

Leia o Resumo Executivo do Projeto Valores da Amazônia.

Contrato Fundo Amazônia

Contrato de concessão de colaboração financeira não reembolsável nº 15.2.0019.1 que entre si fazem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e a Associação SOS Amazônia.

(Contrato Fundo Amazônia)

Quadro Lógico

florestal

Lógica de Intervenção O projeto se insere na componente “Produção Sustentável” do Quadro Lógico do Fundo Amazônia. Clique na imagem para visualizar sua árvore de objetivos, ou seja, como se encadeiam os produtos e serviços do projeto com os objetivos específicos e os seus objetivos gerais.

Serviços do Projeto

Serviços-projeto

Serviços realizados pelo projeto Valores da Amazônia

Cooperativas Apoiadas


Logo_Coopfrutos

Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mancio Lima


A Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima – COOPFRUTOS – surgiu em 2011 com 31 membros, a partir de iniciativa do Senhor Manoel Bezerra que já vinha trabalhando com os recursos naturais ao longo de muitos anos, sendo desenvolvido o trabalho de forma tradicional (com equipamentos construídos por ele mesmo. A Coopfrutos é baseada nos princípios e valores do cooperativismo e tem por objetivo promover a união e a soma de recursos e esforços dos produtores do Vale do Juruá – Acre, tendo em vista a equidade na repartição dos resultados, na distribuição de serviços e no incremento de rendas. Atualmente a Cooperativa conta com 32 sócios que trabalham na parte de coleta de frutos, extração de óleos e transformação em subprodutos: Sabão e sabonetes. Além dos sócios, contamos com a colaboração de 20 coletores.

Principais espécies: Buriti, Açaí, Patauá, Andiroba.

Diretoria

Presidente: Elines Ferreira de Araújo | Email: [email protected]

Superintendente: Elizana Araújo Costa | Email: [email protected]

Diretor Técnico: Manoel Bezerra de Souza | Email: [email protected]

Mâncio Lima | Acre | Brasil | Telefone: 55 68 99977 2912


Logo Cooperar

Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus


A Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus – COOPERAR foi fundada em 2003 por 21 moradores do Igarapé Mapiá (FLONA do Purus, Pauini-AM). Sua finalidade básica é promover atividades produtivas sustentáveis, gerando trabalho e renda para os agricultores familiares da região do Igarapé Mapiá e médio Rio Purus; conservar a floresta; e viabilizar o abastecimento de bens de primeira necessidade para os cooperados. Atualmente, a Cooperativa possui cerca de 300 sócios, mas já chegou a prestar serviços diretamente a mais de 850 pessoas, em ano de grande safra do cacau nativo.

Diretoria

Presidente: Alexandre Carvalho Lins

Vice presidente: Regina Pereira

Diretora Administrativo-Financeira: Cristiane Varani Valcareggi

Diretor de Abastecimento: Carlos Barsé

Diretor de Produção: José Antônio Conceição Camilo

Diretor de Comercialização: José Raimundo Corrente da Silva

Diretora de Desenvolvimetno Socioambiental: Eliana Lúcia Cortez Pessoa

Diretor de Comunicação: Silvino da Silva Melo

Endereço: Av. XV de Novembro nº 15 – Fundos, Centro, Boca do Acre – AM, CEP 69.850-000 | 55 97 3457 1027

Logo_Cooperafe

Cooperativa Agroextrativista de Feijó


A Cooperafe foi criada em 2006 com o objetivo de comercializar a produção familiar agroextrativista, principalmente açaí e borracha, que eram produtos fortes em Feijó. Estão com grande expectativa sobre o apoio por meio desse projeto com recurso do Fundo Amazônia para ampliar suas atividades juntos às famílias extrativistas.

Diretoria 

Presidente: Antônio José da Conceição

Vice-presidente: Antônia Sergioni Freitas de Paiva

Secretária: Silvana Silva da Silva

Feijó | Acre | Brasil [email protected] | 55 68 99987 1421


Logo_Caet

Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá


A CAET foi criada em 1999, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o objetivo de organizar socialmente os produtores para alcançar mercados para a comercialização da produção familiar.  A partir do ano de 2009 iniciaram relação com a Cooperacre para a comercialização da borracha e receber os subsídios. Em 2011 o WWF investiu na capacitação das famílias e construção de estrutura para beneficiamento da borracha e produção de FDL e CVP.  No ano de 2012 a CAET assumiu a gestão da Agroindústria de polpa de frutas de Tarauacá, onde hoje funciona a sua sede. A partir de 2015, foi contemplada com projeto da SOS Amazônia para fortalecer a produção de FDL e CVP.

Presidente: Adson Benigno de Souza

Secretário Geral: Carlos Alberto Ferreira Lopes

Segundo Secretário: Sirlândia do Nascimento Silva

Tesoureira: Amanda Carneiro Monteiro

Segundo Tesoureiro: Célio Antônio da Conceição Moura

Diretor de Produção: Maria Inês Barbosa dos Santos

Endereço: Av. Avelino Leal, 2092, Copacabana | CEP 69.970-000 | Tarauacá | Acre | Brasil | [email protected]


Logotipo_Amuralha

Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais por Liberdade, Humanidade e Amor


A Amuralha é uma Associação de Rodrigues Alves – AC, fundada em 26 janeiro de 2005. Sua atividade principal é Atividades De Associações De Defesa De Direitos Sociais. Atualmente conta com 67 cooperados.

Diretoria

Presidente: Maria Ramos da Costa

Vice presidente:  Lismeire Alves Guervara

Tesoureira: Rosa Mirtes Lima Gomes

Rodrigues Alves | Acre | Brasil [email protected] | 55 68 98421 3369


Logo_Pushuã

Cooperativa Agroextrativista Shawãdawa Pushuã


A Pushuã foi criada em 3 de junho de 2010 e está em seu segundo mandato da diretoria, que é presidida pelo indígena Antônio Alexandre Pereira. O objetivo de criar a cooperativa foi organizar as comunidades para utilizar os recursos florestais de forma sustentável e poder gerar renda para essas famílias que vivem desses recursos.

Terra Indígena Arara do Igarapé Humaitá, Porto Walter – Acre | 55 68 4400 7834


Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia | Associação Vida Verde da Amazônia

Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia | Associação Vida Verde da Amazônia


A AVIVE foi criada em 1999 pela iniciativa das mulheres de Silves – donas de casa, professoras, mães, enfermeiras, parteiras e curandeiras – que pretendiam desenvolver alguma atividade, com o objetivo de geração de renda.  A AVIVE atualmente é qualificada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem se tornado uma referência na região pelos benefícios sociais e ambientais das atividades que desenvolve.

A Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia (COPRONAT) foi criada no ano de 2003, pensando em comercializar os produtos produzidos pelas mulheres da AVIVE. A Copronat tem, atualmente, 32 cooperados.

PRODUTOS FLORESTAIS: Andiroba, Breu, Cumaru, Pau Rosa, Puxuri e Melão de São Caetano (Óleos, sabonetes e velas produzidas com essências florestais).

Diretoria 
Presidente: Maria Célia Batista

Vice-presidente: Zelinda Francisca de Souza

Secretária: Maria Paula Graça dos Santos

Diretor Financeiro: Joele Conceição Ruso de Almeida

Endereço:: Rua 3, Ponta do Marcário, Bairro Panorama, CEP 69.110-000 Silves-AM |55 92 3528 2239 | 3528 2161 [email protected]


Logo_Coopercintra

Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Nova Cintra


A Coopercintra foi fundada no dia 22 de novembro de 2011.

Diretoria

Presidente: Rivaldo Pereira da Costa

Vice Presidente: Osmarino Lagos de Souza

Secretária: Maria Alderlene dos Santos Ribeiro

Tesoureiro: José de Lima Queiroz

Endereço: Margem direita do rio Juruá, Zona Rural | Rofrigues Alves | Acre | Brasil  | fl[email protected] | 55 68 3322-4964  |  99955 1702


Logo_Coapex

Cooperativa Agroextrativista de Porto Walter


A Cooperativa Agroextrativista de Porto Walter foi criada em 2011 com o objetivo de alcançar mercados para a comercialização da produção familiar. Atualmente a Cooperativa está finalizando o seu primeiro mandato de diretoria, que é presidida pelo senhor Dêlisson Pereira. Possuem intenção de trabalhar com os produtos florestais e criaram grande perspectiva de crescimento na região tendo em vista o apoio desse projeto com recursos do Fundo Amazônia, que foi iniciado contato no ano de 2012. No momento desenvolvem apenas serviços de comercialização de produtos da agricultura familiar para a Prefeitura do município de Porto Walter, que é destinada para a merenda escolar. Enfrentam dificuldade de gestão da cooperativa e de participação dos associados, visto que todas as atividades são realizadas por poucos membros da diretoria da organização.

Diretoria

Presidente: Dêlisson Pereira Albuquerque

Vice presidente: José Vanderlei Costa

Diretora Administrativa: Maria Joiciane Costa da Rocha

Diretor Financeiro: Antônio Edvaldo Nogueira da Silva

Porto Walter | Acre | Brasil [email protected] | 55 68 98419 5202  |  99965 6144


Equipe do Projeto

Equipe projeto Valores da Amazônia

Coordenador geral: Alisson Sobrinho Maranho, Engenheiro Florestal, Msc.

[email protected]


Coordenador técnico: Adair Pereira Duarte, Tecnólogo em Gestão Ambiental

[email protected]


Coordenadora Adm. Financeiro: Gabriela Silva de Souza

[email protected]


Assistentes Técnicos

Monaila de Souza Carvalho, Técnica Florestal
Renato Pereira da Silva, Técnico Florestal
Thayna Tamara Souza da Silva, Engenheira Florestal
Francisca de Souza Lima, Técnico em Agroecologia
José Romerito da Silva Souza, Técnico em Agroecologia
Diego Armando Grana Almeida, Técnico Florestal
José Geraldo Trannin, Técnico em Eletromecânica
Paulo Ricardo Machado Lacerda, Técnico em Agroecologia
Wenderson Silva de Oliveira, Técnico em Agroecologia

Assistentes Administrativos

Francisca Nascimento, Administração
Ramilsa Dutra de Castro, Gestão de Recursos Humanos

Direção SOS Amazônia

Secretário geral: Miguel Scarcello, Geógrafo, Msc.

[email protected]


Secretária técnica: Maria Aparecida A. Lopes, Bióloga Msc.

[email protected]


Secretária Administrativa: Laís Cavalcante

[email protected]

Logotipos

LOGOTIPO DO PROJETO VALORES DA AMAZÔNIA

Logo_Valores_da_Amazônia

LOGOTIPOS DOS EMPREENDIMENTOS APOIADOS PELO  VALORES DA AMAZÔNIA

Logo_Pushuã

Logo_Coopfrutos

Logo_Amuralha

Logo_Cooperar

Logo_Cooperafe

Logo_Caet

Logo_Coopercintra

Logo_Coapex

Logo_Copronat

VÍDEOS