Análise da situação atual dos planos de manejo das RESEX Chico Mendes e Cazumbá-Iracema

A Associação SOS AMAZÔNIA foi contratada para realizar estudos com a finalidade de definir os procedimentos mais apropriados para a revisão dos planos de manejo das RESEX Chico e Cazumbá-Iracema, em parceria com o ICMBIO e apoio financeiro do WWF Brasil e Fundação Moore no âmbito do Projeto Cabeceiras.

A contratação atual da consultoria da SOS Amazônia justifica-se pela necessidade que o ICMBio e WWF-Brasil têm de realizar, ao longo do segundo semestre de 2013, contribuição especializada aos processo de revisão desses planos.

De acordo com a legislação brasileira e com a realidade e desafios de gestão dessas UC’s pelo ICMBio, os planos encontram-se desatualizados, necessitando de uma revisão completa de seu conteúdo, zoneamento e replanejamento da gestão estratégica e operacional para os próximos anos, com base no estado do conhecimento atual sobre essas UCs.

O objetivo geral é analisar a situação atual dos planos de forma participativa e a proposição de elementos a serem considerados na revisão do plano. Para tanto, serão realizadas as seguintes atividades:

Fazer um levantamento das informações científicas e avaliação dos conhecimentos disponíveis sobre a RESEX Chico Mendes;
Realizar uma análise de lacunas do conhecimento e desenhar/planejar o processo de revisão do plano de manejo da RESEX Chico Mendes;
Monitorar participativamente o nível de abrangência e implementação atual do plano de manejo da RESEX do Cazumbá-Iracema e propor um desenho para a revisão do plano de manejo;
Planejar e executar localmente os eventos, reuniões e outros espaços de discussão democrática em torno da aprovação do plano de manejo das FLONA Macauã e São Francisco pelo Conselho da UC.
Parceria WWF e ICMBio:

Planos de Trabalhos

Resex Chico Mendes
Resex Cazumbá-Iracema
Flona Macauã
São Francisco