Plano de Desenvolvimento Comunitário

Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC)

A SOS Amazônia elaborou, com a participação de comunidades rurais, 36 Planos de Desenvolvimento Comunitários (PDCs) no Vale do Juruá, sendo 17 em 2011 e 19 em 2012.

Esses documentos retratam o estilo de vida dos moradores, nível de organização, aspectos socioeconômicos, ambientais, de infraestruturas disponíveis e as potencialidades, necessidades e anseios das comunidades, que servirá como base para implementação de políticas públicas nas comunidades.

O trabalho, que consistiu em realização de diagnóstico comunitário e realização de oficinas, envolveu cerca de 1340 famílias nas regionais do Juruá, Tarauacá/Envira.

A iniciativa possibilitou a construção de um documento para cada Comunidade Polo (COP) com informações sobre habitação, saneamento, saúde, educação, organização social, uso da terra, produção e meio ambiente. Essa construção deu-se por meio da aplicação do ‘Formulário Comunitário – Base Familiar’ e da promoção de oficinas, uma em cada COP, com a finalidade ainda de compreender os anseios das famílias, a história das comunidades, o que mais valorizam na floresta, identificar os pontos fortes e fracos da localidade e planejar o que desejam para os próximos cinco anos.

O PDC foi idealizado pelo governo do Acre com o objetivo de colocar em prática o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (PROACRE/PROSER), e foi dividido em cinco etapas: Diagnóstico das Comunidades; Elaboração do Documento; Validação dos Recursos; Compra dos Equipamentos; e Entrega.

Oficina PDC

A oficina do PDC realizada nas comunidades polos descreve vários momentos: apresenta de forma simplificada a organização do Estado por meio do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), define o PDC, identifica os pontos fortes e fracos das COPs, aponta soluções, instituições parceiras, apresenta as necessidades na área de produção para aquisição dos equipamentos, constrói o calendário de produção, resgata a história da comunidade (linha do tempo), desenha o mapa atual e futuro da comunidade, elege a comissão do PDC para acompanhar o processo.

Organização das comunidades

ZED: Municípios

COP: Comunidade Polos [Mais de 10 famílias]

CAP: Comunidade de Atendimento Prioritário [De 6 até 10 famílias]

CAU: Comunidade de Atendimento Único [Até 5 famílias]