Mudanças Climáticas Globais, Florestas, Serviços Ambientais

A SOS Amazônia assinou convênio com o governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), para a realização de capacitação sobre o Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (SISA). O principal objetivo é proporcionar  à população, em especial aos provedores de serviços ambientais e potenciais beneficiários, uma  melhor compreensão sobre o do SISA, criado em 2010 por meio da Lei Estadual 2.308.

Atualmente, o SISA está em fase de regulamentação, com a definição das normas complementares à Lei, procedimentos, metodologias, e instrumentos econômicos, financeiros, e de gestão dos programas.  Ao mesmo tempo, faz-se necessário iniciar um processo de formação dos provedores de serviços ambientais, potenciais beneficiários do SISA, como os extrativistas e produtores, para sua efetiva participação no desenho e implementação dos programas, subprogramas e projetos, obedecendo aos princípios que regem o Sistema.

Destacamos ainda que o foco principal na realização das oficinas de formação e divulgação das informações do SISA é promover intercâmbio de conhecimentos sobre Floresta e Clima, colocando em evidência o papel das florestas e das terras indígenas na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Parceria: Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC/Ac) e KFW Bankengruppe.