2019 – um ano de muitos desafios – o que fizemos

Ícone de relógio dez 23, 2019

2019 foi um ano atípico para o meio ambiente, tornando-se mais um desafio para a SOS Amazônia. O índice de desmatamento e queimadas aumentou consideravelmente em relação a 2018. A Amazônia perdeu uma área de 9.762 km², o que corresponde a 1,4 milhões de campos de futebol ou uma área maior que 6 vezes a cidade de São Paulo, que teve a tarde do dia 19 de agosto escurecida devido à grande quantidade de biomassa queimada na Amazônia e Cerrado.

Nossa luta é incansável. Apesar das conquistas na área ambiental ao longo dessas três décadas, nos deparamos agora com fatos muito semelhantes da época que aconteceram os Empates*, quando apenas 3% da Amazônia era protegida. Os povos da floresta continuam sendo perseguidos e a Floresta Amazônica Brasileira, com 28,6% do seu território protegido, continua sofrendo várias intervenções humanas, sobretudo para a ocupação da pecuária extensiva, em nome de um desenvolvimento que não zela pelas questões ambientais.

Por consequência, cada vez mais a humanidade e toda a vida do planeta vem sentindo as consequências do impacto do homem sobre o ambiente. 

Mais do que nunca, precisamos intensificar nossas ações e continuar avançando com a nossa jornada de proteção da Amazônia e apoio aos povos tradicionais. Por isso, ampliamos nossas iniciativas de conservação da biodiversidade, afinal essa é a nossa missão.

Além das ações do projeto Valores da Amazônia (apoiado pelo Fundo Amazônia), que foi pensado para gerar renda para as comunidades e manter a floresta em pé, por meio do fortalecimento dos produtos florestais não madeireiros, em 2019 promovemos:

Ações de monitoramento, combate e conscientização da atividade de fogo, em três municípios do Acre: Marechal Thaumaturgo (na Reserva Extrativista Alto Juruá, bacia do rio Juruá), Feijó e Tarauacá, ao longo da BR 364, abrangendo os rios Envira e Tarauacá, com o projeto “Brigadas Amazônia” apoiado pelo WWF Brasil, onde três equipes foram capacitadas, em parceira com o Corpo de Bombeiros de Feijó, para atuarem como brigadistas nessas regiões. Mais de 300 áreas foram visitadas;

Brigadistas em área degradada pelo fogo em Marechal Thaumaturgo

Recuperação da cobertura do solo de quatro hectares com a geração de benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as comunidades locais, ajudando a diminuir a pressão sobre a floresta e a manter a biodiversidade.  O projeto Faça Florescer Floresta beneficia mais de 30 famílias, localizadas nos municípios de Tarauacá e Mâncio Lima, Acre (principalmente em áreas afetadas por queimadas) e Guajará, no Amazonas. Dentre as ações, destacam-se a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs e a restauração florestal de áreas de nascentes. Tem apoio Lush Fresh Handmade Cosmetics e de doações espontâneas no doe.sosamazonia.org.br (Eu protejo a Amazônia);

Projeto Faça Florescer Floresta. Produtos ajudando no reflorestamento ambiental

Produzindo Borracha, Conservando Floresta, que tem por finalidade ampliar a produção de borracha nativa, gerando trabalho e renda para famílias extrativistas na região do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira e Purus no Acre, principalmente em áreas de difícil acesso e com alta vulnerabilidade social. Mais de 200 famílias passaram a ser beneficiadas pelo projeto realizado pela SOS Amazônia em parceria com empresa de calçados VEJA Fair Trade ou VERT, como é conhecida no Brasil, e com o apoio da Partneships For Forest – P4F.

Agradecemos o apoio de nossos parceiros, colaboradores, doadores e voluntários e de todas as pessoas que querem o bem da Amazônia, somos gratos por estarem conosco nessa luta, nesse cenário muito delicado, de ataque às políticas ambientais, em que o Brasil vive. Agradecemos também o time da SOS Amazônia que tem sido um alicerce muito importante para continuarmos nossa luta. Nosso foco foi e sempre será a proteção da diversidade biológica, mostrar que homem e natureza podem viver em harmonia. Desejamos boas festas e um próspero ano novo.

SOS Amazônia

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato