Acre avança e passa a adotar lei que proíbe uso e venda de canudos plásticos

Ícone de relógio nov 12, 2019

Assim como no Rio de Janeiro e Santos, a lei proíbe a venda e uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais e passa a incentivar o uso de materiais biodegradáveis

O projeto de lei foi apresentado no dia 5 de junho, data que se comemora o dia mundial do meio ambiente, foi sancionada pelo governador Gladson Cameli e entrou em vigor nesta quinta-feira, (7), publicado no Diário Oficial do Estado (DOU). A lei proíbe a venda de canudos em bares, quiosque, restaurantes e lanchonetes.

Com o objetivo de incentivar a utilização de canudos biodegradáveis, o estabelecimento terá que oferecer canudos feitos de bambu, papel ou palha. O não cumprimento da lei resultara em multa e o dinheiro será destinado a programas ambientais do estado.

Em uma matéria divulgada pela revista Frontiers in Marine Science, pesquisadores afirmam ter encontrado minúsculas partículas plásticas no estômago de três em cada quatro peixes que habitam as zonas remotas do Oceano Atlântico. O lixo produzido pelo consumo e irresponsavelmente descartado no meio ambiente tem uma parcela levada aos oceanos, seja por vento, chuvas, redes de esgoto e pelos rios, uma vez que desaguam no mar.

“Sem dúvida, com isso o Acre avança na redução de impactos sobre ambiente, além de promover a conscientização sobre o consumo consciente. O plástico causa muitos danos ambientais, afetando, principalmente, a vida marinha. O ideal é que as pessoas reduzam e rejeitem plásticos no seu dia a dia. Quando as empresas não têm responsabilidade social ou ambiental, essa atitude do consumidor obriga que elas se adequem e passam a produzir embalagens sustentáveis. ”, comenta Álisson Maranho, diretor técnico da SOS Amazônia.

Por Khelven Castro 

revista Frontiers in Marine Science: https://www.frontiersin.org/journals/marine-science

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato