Aos associados e a todos que acompanham o trabalho da SOS Amazônia

Ícone de relógio ago 24, 2019

É evidente a mudança de posicionamento do governo brasileiro a respeito da política ambiental para o país, inclusive para a Amazônia. As declarações públicas e as decisões implementadas apontam para uma gestão ambiental que altera o controle e a intensidade do enfrentamento das ameaças e crimes ao meio ambiente.

Comparativo do número dos focos de calor na Amazônia, de janeiro a agosto dos anos de 2018 e 2019. Fonte: INPE, 2019.

Diante desta situação, confirmada com o avanço do desmatamento e queimadas da Amazônia, comparando os anos de 2018 e 2019, expressamos nossa preocupação e pretendemos agir no sentido de evitar que uma tendência negativa de episódios no curto e longo prazos prevaleça, piore as condições de vida da população e cause danos irreversíveis ao patrimônio natural do país, especialmente da Amazônia.

 

 

 

NASA confirma um aumento no número e intensidade de incêndios na Amazônia brasileira em 2019 |

Considerando os oito meses iniciais dos governos federal e estaduais, e o conhecimento do modo operante e dos gestores, dos ministérios, secretarias de governos e diretorias, bem como dos parlamentares, estaremos em atenção permanente, ao longo dos próximos seis meses, monitorando um grande grupo de informes técnicos a respeito dos diferentes temas ambientais (conservação de florestas e da biodiversidade, gestão dos rios e saneamento básico). Pretendemos com isso, tentar intervir o mais rápido possível, e evitar ou enfrentar, iniciativas ou políticas que enfraqueçam os órgãos públicos no cumprimento do papel de controle e prevenção de ameaças e crimes ambientais. Vamos fazer interlocução direta junto aos dirigentes e representantes das instituições públicas governamentais e empresariais, e líderes políticos, cobrando atitude, recomendando iniciativas e propondo políticas a fim de estabelecer um ambiente de diálogo que prevaleça bom senso e responsabilidade pela conservação e desenvolvimento sustentável.

Paralelo a essa priorização da ação política, continuaremos na execução dos projetos  de fortalecimento e apoio aos produtos da sociobiodiversidade, restauração florestal, gestão e consolidação das unidades de conservação e produção agroecológica, das campanhas de proteção a espécie da fauna ameaçada e destinação correta de resíduos recicláveis, bem como duplicar o esforço na captação de apoios para ampliar e dar escala aos projetos e campanhas, para novas áreas da Amazônia, a começar no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

Entendemos que isso é pouco diante do modelo de desenvolvimento que prevalece no país, porém com a capacidade que temos hoje e a quantidade de apoios que temos recebido, esse é o compromisso que podemos assumir no momento.

Vamos nos esforçar mais para que ampliemos nossa base de simpatizantes, parceiros, voluntários, colaboradores e equipe, e assim possamos ser mais efetivos do que temos sido até o momento. Nesse sentido, serão muito bem-vindas, as doações, manifestações de apoio, recomendações, críticas e cobranças. Nos sentiremos fortalecidos.

Saudações ambientalistas,

CONSELHO DELIBERATIVO DA SOS AMAZÔNIA

Criança indígena da TI Arara do Igarapé Humaitá, Acre, Amazônia, em conexão com uma samaúma – a rainha da floresta | Foto: SOS Amazônia/Eliz Tessinari Indigenous child from the Indigenous Land Arara do Igarapé Humaitá, Acre, Amazônia, connecting with the Samaúma – the queen of the forest | Photo: SOS Amazônia/Eliz Tessinari

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato