SOS Amazônia apresenta resultados de projetos realizados na região do Juruá

A SOS Amazônia realizou nesta quinta-feira, 29, em Cruzeiro do Sul, Acre, um encontro com representantes da sociedade civil, para apresentar os resultados e impactos de seus projetos realizados nos últimos cinco anos na região do Vale do Juruá.

O objetivo, de acordo com o secretário geral da SOS Amazônia, Miguel Scarcello, é promover a transparência das ações e mostrar as transformações sociais e ambientais que os projetos geram nas comunidades.

Uma das iniciativas apresentadas foi o Valores da Amazônia, que tem impulsionado a produção extrativista de oito cooperativas e de uma associação, mostrando que é possível ampliar a renda dos comunitários mantendo a floresta em pé.

Para Damiana Maciel, gerente de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, a presença da SOS Amazônia, no Vale do Juruá, é fundamental para promover a autonomia das comunidades, conciliando a conservação da natureza.

“O trabalho da SOS Amazônia não se restringe à produção e conservação, vai muito além. A ação de educação ambiental sobre a coleta de pilhas junto aos ribeirinhos, por exemplo, é muito interessante, pois há um cuidado com as pilhas não somente dentro do contexto ambiental, mas voltada também para evitar danos à saúde pública. É uma gama de ações que a SOS Amazônia desenvolve, e hoje a gente teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que eles vêm fazendo na regional do Juruá. É um benefício para comunidade que ganha em nível de autonomia e tem também a parte de conservação do meio ambiente que influencia diretamente na qualidade de vida da população como um todo”, disse.

Assista Resultados e impactos do projeto Valores da Amazônia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *