Organizações comunitárias participam de intercâmbio sobre organização social, beneficiamento e comercialização de produtos não madeireiros

Ícone de relógio maio 24, 2018

Representantes de 16 organizações comunitárias da região do Juruá, Tarauacá e Feijó participam de intercâmbio sobre casos de sucesso, abordando a organização social e gestão, manejo de produtos florestais não madeireiros, beneficiamento e comercialização de produtos agroextrativistas.

A iniciativa, promovida pela SOS Amazônia, governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA II), faz parte do projeto Gestão & Sustentabilidade e acontece entre os dias 22 e 26 de maio.

Nesse período, os 32 participantes vão visitar o Grupo Agroecológico Humaitá (GAEH), Cooperacre e o Projeto Reca, em Nova Califórnia (RO).

De acordo com o secretário técnico da SOS Amazônia, Àlisson Maranho, a expectativa do intercâmbio é que os beneficiários possam replicar essas experiências em seus empreendimentos.

Em encontro com a SEMA e os 32 representantes de organizações comunitárias, o secretário geral da SOS Amazônia, Miguel Scarcello, ressaltou que a proposta é orientar e, a partir disso, abrir outras portas para essas organizações comunitárias. (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

“É um momento para vivenciar outras experiências organizacionais e produtivas quanto aos produtos agroextrativistas e não madeireiros, processos de gestão necessários às cooperativas e associações, além de motivar aprendizados e novas referências”, explica Àlisson.

Marky Brito, diretor de Florestas da Sema, considera o momento uma oportunidade para que as organizações aprendam questões de contratos e comercialização dos produtos.

“Estamos capacitando sobre Organização Social e Gestão e preparando essas comunidades para que elas possam dominar a questão de contratos, vendas e comercialização”, afirma Marky Brito, diretor de Florestas da Sema.

Pêvu Shawãdawa, da Terra Indígena Arara do Igarape Humaitá, Porto Walter, Acre, é um dos participantes.

“Viemos de uma viagem longa, cansativa, mas tenho certeza de que vamos ter coisas para tirar bom proveito e levar para dentro da comunidade”, comenta.

SOBRE O PROJETO

O Projeto Gestão & Sustentabilidade tem por objetivo promover serviços técnicos especializados visando assessorar e capacitar 16 organizações comunitárias que participam de iniciativas de manejo florestal comunitário não madeireiro, com foco na organização social e gestão desses empreendimentos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre – PDSA II

[Com informações da Agência de Notícias do Acre)

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