Pushuã recebe unidades de produção e agora conta com energia solar – um investimento Valores da Amazônia

Ícone de relógio jul 21, 2017

Estruturar, fortalecer e integrar as cadeias de valor da borracha nativa, óleos vegetais e cacau nativo é a proposta do Valores da Amazônia, projeto realizado pela SOS Amazônia e com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.

A Cooperativa Agroextrativista Shawãdawa Pushuã, localizada na Terra Indígena Arara do igarapé Humaitá, no município de Porto Walter – Acre, é uma das nove iniciativas beneficiadas pelo projeto Valores.

Nesse empreendimento, as ações são voltadas para fortalecer as cadeias de valor da borracha nativa e dos óleos vegetais, com o envolvimento direto de 55 famílias. Até o momento foram realizadas oficinas de associativismo e gestão de negócios, oficina de boas práticas de óleos vegetais, oficina de produção da borracha FDL, construídas duas unidades de produção de Folha de Defumação Líquida (Borracha FDL), uma unidade de pré-beneficiamento de amêndoas, duas barcaças para secagem de amêndoas, um armazém e um escritório completo (mesas, desktop, impressora, armário, cadeiras). Além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits para o funcionamento das unidades de produção e kits extração.

ENERGIA SOLAR

Para a sede da Pushuã funcionar com mais celeridade e qualidade, a SOS Amazônia instalou no dia 12 de julho, um sistema de energia solar. “A energia solar é uma vitória muito grande para a nossa aldeia, isso vai facilitar o nosso trabalho, melhorar a nossa comunicação para poder funcionar o nosso material permanente, uma facilidade para estarmos com todos os documentos prontos, no ponto de mandar para qualquer instituição” comenta o presidente da Pushuã, Tuku Udir.

De acordo com o coordenador geral do Valores, Alisson Maranho, até dezembro serão ainda construídas sete unidades de processamento de borracha FDL, três barcaças para secagem de amêndoas, equipamentos para pré-beneficiamento de cocão e murmuru, estudo de viabilidade econômica para esta cadeia, além de oficina de produção de borracha colorida (Folha Semi-Artefato/FSA), cooperativismo e associativismo.

“Esses investimentos em estrutura e capacitação que estão sendo realizados para a Pushuã tem o objetivo de inserir as comunidades indígenas em um negócio sustentável, gerando atratividade econômica aos produtos da sociobiodiversidade. Esperamos que a cooperativa consiga aplicar o seu senso natural de coletividade ao negócio que o projeto está fortalecendo ao longo desse período de parceria. Acreditamos que fortalecer a gestão do grupo é um dos caminhos para que eles se empoderem e aproveitem as oportunidades que são geradas a partir da aplicação dos recursos do Fundo Amazônia e se tornem referência para outras comunidades do entorno. E mais ainda, que continuem com as práticas de conservação da floresta”, ressalta Alisson.


COMPOSIÇÃO DOS KITS

KIT UNIDADE DE PRODUÇÃO

Cada Kit para as Unidades de Produção contém: uma calandra, 50 bandejas, uma bandeja de 20L, um balde 20L, um funil inox, uma jarra plástica medidora, uma proveta de medição, uma caixa d’água 500L e uma espátula.

KIT EXTRAÇÃO SERINGA

Cada seringueiro ganha um kit contendo: 300 tigelas 600ml, 300 bicas galvanizadas, um cabo para faca de seringa, duas facas de seringa, um saco de napa, uma estopa de costas e um balde de zinco para a coleta do látex.

KIT COLETA COCÃO

Cada extrativista ganha um kit contendo: um par de luvas, um capacete, um balde, uma bota 7 léguas, um terçado e um rastelo.

KIT ESCALADA (AÇAÍ E BURITI)

Capacete, cordas, botas, cinto de segurança, óculos e garras.

[av_gallery ids=’12576,12575,12574,12573,12572,12571,12556,12557,12567,12568,12569,12570,12555,12554,12553,12552,12549′ style=’big_thumb’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’gallery’ columns=’6′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato