Especialista em produção de amêndoas de cacau dos EUA realiza consultoria para aperfeiçoar produção de cacau nativo no Acre e Amazonas

Ícone de relógio maio 24, 2017


Um investimento Valores da Amazônia

Está acontecendo desde sábado, 20, na comunidade Fazenda, às margens do igarapé Mapiá, município de Pauni, Amazonas, uma importante consultoria sobre a produção de amêndoas de cacau nativo da Amazônia. A iniciativa segue até domingo, 28.

Participam da atividade, sócios da Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (Cooperar), técnicos da SOS Amazônia, produtores do município de Guajará, no Amazonas, e a empresa Luisa Abram Chocolates.

A ação trata-se de um investimento do projeto Valores da Amazônia (realizado pela SOS Amazônia, com apoio financeiro do Fundo Amazônia) e tem por objetivos melhorar a qualidade da produção de amêndoas de cacau nativo da Cooperar e levar os novos conhecimentos para a região do Juruá.

Para a realizar a consultoria, a SOS Amazônia contratou o americano Daniel O’Doherty, da Cacao Services, com vasta experiência no ramo.

Bel, Lu e Dan1

Bel (produtor de cacau), Luisa Abram e Daniel.

 

Daniel já trabalhou com cacau em mais de 20 países. No entanto, nunca com o selvagem.  Ele enxerga isso como uma boa oportunidade para o Brasil começar a ter um chocolate reconhecido em outros países, visto que na América do Sul, apesar de existirem muitos fornecedores, não é reconhecida por ter um fruto de boa qualidade e que seja premiado.

Destaca que além de melhorar o método de produção, é preciso mostrar ao mundo que existe um cacau nativo, único, e que o Brasil preserva essas espécies. 

“O cacau que encontramos aqui é puro, sem mistura com outras espécies de cacau. Isso daqui é extremamente raro, não tem nada de cacau externo vindo para cá, tanto que encontramos um índice baixo de árvores com doença, um pouco de vassoura de bruxa e nenhuma monília. Apesar de não ter muitos recursos, o trabalho que vocês estão fazendo aqui é incrível”, avalia Daniel.

Osmir Braga, do município de Guajará, no Juruá, falou da oportunidade de conhecer o método do Daniel. “Com o conhecimento que o Daniel está nos trazendo, vamos poder levar para o Juruá um método de qualidade para iniciarmos a produção de amêndoas desse fruto. Chegamos aqui e já aprendemos na prática, e isso é muito bom” disse seu Osmir.

De acordo com o coordenador geral do Valores da Amazônia, Alisson Maranho, essa experiência que o Daniel traz pode possibilitar novos mercados internacionais para as amêndoas da Cooperar, já que atualmente exporta somente para a Alemanha, e também significa um importante apoio para começar a estruturar a produção desse fruto no Vale do Juruá.

“A experiência do Daniel vai possibilitar a melhoria dos processos de beneficiamento do cacau e conta ainda com o envio de amostras de amêndoas para a abertura de mercado nos Estados Unidos. O objetivo é que os produtores aprendam as técnicas sensoriais de verificação da qualidade de fermentação e secagem das amêndoas para atender um padrão de alta qualidade, exigido por nichos de mercado de chocolate. Acreditamos que é uma oportunidade única para a Cooperar que já desenvolve esse trabalho há anos e especialmente para as cooperativas do Vale do Juruá que estão iniciando essa cadeia”, considera Alisson.

Saiba tudo sobre o projeto Valores da Amazônia.


Cacao Services é uma empresa de consultoria agrícola e científica com sede em Honolulu, Havaí, e se concentra especificamente em sistemas de produção de cacau. Os serviços incluem consultoria de gestão, planejamento de projetos, solução de problemas, treinamento de pessoal, manuseio pós-colheita, controle de qualidade, vendas e marketing. Um forte conhecimento científico e experiência internacional na indústria privada são combinados para produzir soluções baseadas em evidências e práticas, no mundo real. Como uma pequena empresa de propriedade independente, nos especializamos em identificar soluções que estejam alinhadas com as metas e necessidades de cada cliente e enfatizem práticas agrícolas sustentáveis e ambientalmente sensíveis.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato