Não sabe o que fazer com seu lixo eletrônico?

Ícone de relógio abr 17, 2017

O que você faz com materiais eletrônicos depois que eles não servem?

O descarte inadequado de equipamentos eletrônicos pode gerar resultados prejudiciais ao ambiente e às pessoas. Neste texto, você vai ficar por dentro da experiência que a SOS Amazônia teve junto aos fabricantes para descartar equipamentos inservíveis.  

A Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos foi criada para atuar como um impulsionador de práticas e hábitos sustentáveis, proporcionando o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.

A lei nº 12.305/10 institui que rejeitos industriais sejam removidos, reciclados ou tenham o descarte correto sob responsabilidade do fabricante, ou seja, é dever de cada representante a retirada dos aparelhos de sua marca sem que isso cause algum custo para o consumidor. O plano estabelece também a devolução de lixos como pilhas, lâmpadas, e embalagens de agrotóxicos.

Mesmo se tratando de uma ação importante que contribui para diminuir o número de aterros e lixões e que reconhece o trabalho dos catadores na coleta e reciclagem, o decreto já promoveu avanços na gestão do lixo urbano, mas ainda não atingiu seu objetivo.

Por não se tratar apenas de uma análise ambiental, mas também econômica que precisa passar por todas as outras áreas envolvidas, apenas três das cinco industriais já formalizaram acordos sobre isso: embalagem de óleos lubrificantes, lâmpadas e embalagens em geral, como plástico, metal, papelão e vidro. Ainda faltam fechar os acordos com os produtores de eletroeletrônicos e medicamentos.

Segundo informações do Ministério do Meio ambiente, 10 propostas sobre os produtos Eletrônicos já foram apresentadas, e ainda estão em fase de negociação com os proponentes.

Embora não tenha ainda um acordo firmado, vários fabricantes já estão se adequando à logística reversa de seus produtos, como a Dell Brasil, HP Brasil, Garmin e a Intelbras. Entenda a experiência que a SOS Amazônia teve junto aos fabricantes para descartar equipamentos inutilizados e saiba quem são os fabricantes que ainda não estão se responsabilizando com a logística de seus resíduos eletrônicos.

Veja como funcionou a logística com os fabricantes

Em contato com os fabricantes, por-emails e telefones deixados em seus portais de relacionamentos na internet, foi possível obter resultados diferenciados de como funciona a disposição de cada empresa.

Dell Brasil

No site oficial da loja Dell Brasil existe uma página direcionada a reciclagem global, onde é possível preencher um formulário com informações sobre o produto a qual está previsto sua devolução, além de campos para adicionar contatos, e o período a qual pretende receber a visita para retirada deste item.

Em menos de 24 horas, foi possível obter uma resposta sobre o processo de gerenciamento direto, onde foi acordado a busca de 3 monitores, 2 Desktop, 4 Notebooks e 1 Projetor Data Show. Todos as informações foram passadas corretamente, e a logística de fato ocorreu com data para coleta no dia 16 de março.

Outro detalhe importante da logística Dell, é que se o cliente comprou recentemente um produto de sua marca, a empresa se dispõe também a receber resíduos eletrônicos de outras marcas. Foi o caso da SOS Amazônia, que além de produtos Dell, enviou monitores da marca Samsung, fabricante este, que não se preocupou em nos apoiar nessa logística.

Acesse o formulário de Reciclagem

HP Brasil

O HP Planet Partners Brasil, oferece uma demanda variada de informações sobre a política de reciclagem da instituição.

Com duas opções de devolução (entrega em lojas autorizadas ou Coleta no local), é possível criar uma solicitação de reciclagem após o preenchimento de um formulário, com prazo de respostas em até 48 horas.  Após alguns dias em conversa com a HP Brasil, foram levados pelo Correios 4 impressoras e 1 notebook.

Programa de Reciclagem HP

Intelbras 

Por meio dos telefones (48) 2106-0006 e 0800 704 2767 (de segunda a sexta-feira das 8 às 20h e sábado das 8 às 18h) ou pelo e-mail [email protected]br é possível solicitar informações e orientações para realizar a devolução de suas mercadorias.

Após sanadas dúvidas sobre como ocorria o processo, a empresa disponibilizou um código de postagem para que fosse enviado uma central telefônica.

Suporte Intelbras

Garmim Brasil

Por Bate-Papo pelo Facebook (@GarmimBrasil)  com o administrador da página, foi passado toda a situação e em poucas horas foi gerado um código de postagem, no dia 16 de março, para que fossem enviados por correios 3 GPS.

Xerox Brasil

No portal “Programa de Reciclagem de Suprimentos Xerox”, é possível ficar por dentro das propostas e procedimentos para a entrega dos produtos usados e inservíveis. Além de dados sobre a emissão da nota fiscal, o que é necessário para agendamento, e endereços de acordo com cada região.

Após conversa com gerente da assistência autorizada Xerox, a Sermartec Comércio e Serviço, foi realizado rapidamente a entrega de uma Impressora para que seja feito o descarte eletrônico.

Acesse Retorno de Suprimentos 

LG Eletronics

A LG disponibiliza em seu site informações sobre a coleta inteligente. Por meio do SAC LG Electronics 4004-5400 (Capitais e Regiões Metropolitanas), 0800-707-5454 (Demais Localidades) e também pelo site da LG (www.lge.com.br/coletaseletiva), o consumidor poderá receber a informação sobre qual assistência técnica LG fica localizada a mais próxima de sua residência.

Foi possível entregar 2 monitores para a representante da fabricante, que não sabia ao certo como proceder com a logística. No entanto, se comprometeu em se comunicar com a LG para dar continuidade à logística.

Panasonic Brasil

Em contato com a loja Panasonic, não foi possível encontrar uma solução para que pudéssemos realizar o retorno de 2 aparelhos de fax inutilizados.

Por e-mail, o atendente informou que  “a Panasonic  possui uma postura voltada para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e a realização de ações para a preservação do meio ambiente. (…) Informou ainda que a Panasonic do Brasil Limitada está aguardando a regulamentação da lei de resíduos sólidos no Brasil para disponibilizar a melhor opção para seus clientes.

Embora tenhamos insistindo no diálogo, não obtivemos mais respostas. Os aparelhos de fax ficarão na SOS Amazônia até que a empresa se adeque à logística reversa de seus resíduos eletrônicos.

Esmaltec Eletrodomésticos S.A.

Por meio da Central de Assistência Técnica, no número: 0800.275.1414, foram feitas perguntas de como seria feito o procedimento de logística reversa já que no site da companhia existe um texto falando sobre responsabilidade ambiental, e foi esclarecido que o item, um fogão de 4 bocas, deveria ser levado para um sucatão, já que eles não poderiam realizar esse procedimento. No final, o fogão foi doado para uma colaborada, que vai tentar recuperá-lo.

Samsung Eletronics

A Samsung não se compromete em realizar a logística de seus resíduos eletrônicos, pois informa que ainda não estar em vigor a obrigatoriedade dos procedimentos de logística reversa. A empresa Dell Brasil, aceitou receber os 2 monitores que deveriam ser levados pela Samsung.

Por Deylon Félix | Edição: Eliz Tessinari

[av_gallery ids=’12026,12027,12028,12029,12030,12031′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’6′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato