SOS Amazônia planeja ações para fortalecimento das Cadeias da Borracha e dos Óleos Vegetais

Ícone de relógio dez 21, 2016

A SOS Amazônia, por meio do Valores da Amazônia (projeto que tem apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES), realizou neste mês nos municípios de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Guajará/AM, atividades relativas aos investimentos para o fortalecimento das cadeias de valor da Borracha (Folha de Defumação Líquida- FDL e Cernambi Virgem Prensado – CVP), cacau nativo e dos óleos vegetais.

Durante os encontros foram construídos planejamentos para definir as famílias beneficiárias e os investimentos a serem implementados nos empreendimentos, que vão desde a construção de infraestruturas e aquisição de insumos e equipamentos, a oficinas de boas práticas e limpeza das estradas de seringa.

Àlisson Maranho, coordenador geral do projeto, informa que a realização dessas ações de trabalho com a borracha CVP e FDL fazem parte da agenda e é de total responsabilidade do Valores com as comunidades do Vale do Juruá.

‘’A SOS Amazônia está fazendo um trabalho de resgate dessa prática no Vale do Juruá, levando até as comunidades conhecimento sobre novas tecnologias de produção. Nosso desejo é que tenhamos mais famílias voltando a trabalhar com a cultura da borracha na região”.

As atividades contam com a implantação de 40 Unidades de Produção FDL, previstas para serem inauguradas no mês de março de 2017. Destas, 20 unidades já se encontram em fase de construção nos municípios de Feijó e Tarauacá.

De acordo com o coordenador técnico Adair Duarte, serão distribuídos 40 kits para a produção da Borracha FDL e 90 kits de extração do látex, o que corresponde, aproximadamente, a produção de 12 toneladas de FDL e 15 toneladas de CVP para o calendário de 2017.

Enquanto nas comunidades do Baixo Juruá, em Guajará-AM, onde atua a Coopercintra, foram traçados os grupos de coletores e os beneficiamentos da cadeia do cacaueiro. Além da construção de três barcaças para a secagem das amêndoas deste fruto.

Cadeia de óleos vegetais

Com a participação de representantes das instituições Sedens, Sebrae,  Funtac,  e Seaprof, além de diretores das cooperativas Pushuã, Coapex, Coopercintra,  Coopfrutos e Amuralha, foi realizado, no dia 12 de dezembro, na comunidade Nova Cintra, uma reunião de articulação interinstitucional para o desenvolvimento da Cadeia de Valor de óleos vegetais.

O encontro teve por objetivo realizar um alinhamento interinstitucional com os envolvidos na cadeia de óleos, ouvir e compreender a demanda das comunidades para o fortalecimento da iniciativa e diagnosticar a situação atual para planejamento de ações estruturantes para o estado.

Por Deylon Félix / Edição Eliz Tessinari

[av_gallery ids=’11325,11324,11323,11322,11319,11320′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’3′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’]



O projeto Valores da Amazônia é uma iniciativa da SOS Amazônia, com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES. Tem por objetivo disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, com foco na geração de trabalho e renda, e no desenvolvimento sustentável da região.

Empreendimentos apoiados: Coopfrutos, Cooperafe, Caet, Shawãdawa Pushuã, Coapex, Cooperar, Amuralha, Coopercintra e Copronat. Saiba mais aqui.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato