Projeto Valores da Amazônia entrega equipamentos para fortalecer produção de borracha, óleos vegetais e SAF’s

Ícone de relógio out 07, 2016

 

Visando fortalecer as organizações apoiadas e manter a floresta em pé, projeto entregou ainda um caminhão para auxiliar no escoamento de produtos da Coopfrutos. 

O projeto Valores da Amazônia, que tem apoio financeiro do Fundo Amazônia, vem buscando, há mais de um ano, estruturar, fortalecer e integrar as cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros, como por exemplo, o cacau silvestre, os óleos vegetais e a borracha, em nove instituições do Acre e Amazonas. Focado, especialmente, na geração de trabalho e renda, e no desenvolvimento sustentável da região.

Para fortalecer essas ações, a equipe técnica da SOS Amazônia promoveu, no mês de setembro, a entrega de equipamentos que vão auxiliar tanto no manejo de Sistemas Agroflorestais – SAF’s, quanto na extração de óleos vegetais e borracha. Ao todo, foram distribuídos 200 kits, sendo 150 kits para famílias voltadas para os SAF’s e produção de óleos vegetais e 50 kits para as famílias que produzem a borracha.

Segundo o coordenador técnico do projeto Valores da Amazônia, Adair Duarte, os equipamentos vão poder melhorar e aumentar a produção das cooperativas, garantindo qualidade e, consequentemente, mercado para seus produtos.

Além dos equipamentos, a Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima – Coopfrutos, recebeu um caminhão que vai ajudar na diminuição dos custos com transporte e no escoamento da produção de óleo de buriti e seus derivados.

“Com o projeto Valores da Amazônia foi possível conquistar muitas coisas, e o caminhão é uma delas. Nós, associados, temos que valorizar a atenção que estão nos dando e trabalhar mais ainda para alcançar nosso objetivo que é a melhora na produção e a expansão dos nossos produtos”, destaca Manoel Bezerra, diretor técnico da Coopfrutos.


O Valores da Amazônia tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES, onde busca disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, nos estados do Acre e Amazonas, com foco na geração de trabalho e renda, e no desenvolvimento sustentável. Saiba mais

Composição dos kits para extração da borracha:  350 tigelas plásticas de 600 ml para coleta do látex; 350 bicas galvanizadas; 02 bandejas plásticas de 40 litros para coagulação do látex; 01 cabo e 02 facas para corte de seringueira; 01 saco de napa e 01 estopa para o transporte dos utensílios; 5 metros de cabo de aço para a prensa e 01 balde de zinco para a coleta do látex.
Composição dos kits SAF’s e óleos vegetais: 01 enxada; 01 enxadeco; 01 cavadeira (boca de lobo) e 01 terçado (facão). 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato