Projetos promovem segurança alimentar em comunidades rurais

Ícone de relógio ago 18, 2016

Oficina de alimentação alternativa – Comunidade Ramal São Paulo, município de Rodrigues Alves.

 

Nos últimos anos, a SOS Amazônia vem se destacando na assistência técnica e extensão rural em diversas comunidades do Estado do Acre, especialmente, na região do Juruá. São inúmeras oficinas, intercâmbios e reuniões que buscam implementar métodos sustentáveis na relação entre produtor e floresta.

Além de se preocupar com a manutenção dos recursos florestais, a equipe técnica da SOS Amazônia, por meio dos projetos ATER Agroecologia, ATES Alto Juruá e Valores da Amazônia, busca também garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias com as oficinas de alimentação alternativa.

Promovida em parceria com a Pastoral da Saúde de Cruzeiro do Sul e a Pastoral da Criança de Marechal Thaumaturgo, as capacitações tem por objetivo implementar nas comunidades a produção de alimentos e também o seu reaproveitamento, o estímulo a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, além de melhorar a renda das famílias.

Maria Gleiciane Cruz, coordenadora técnica do projeto ATER Agroecologia, comentou a iniciativa. “Ao participarem das atividades, as famílias entendem a importância da diversificação dos alimentos na mesa. Com certeza, isso aumenta a qualidade de vida dessas famílias, que passam a ter mais cuidados com a alimentação”, diz.

Com as oficinas de alimentação alternativa, somente na Resex Alto Juruá, houve uma diversificação de 35% dos produtos utilizados na alimentação das famílias. Hortaliças e frutas, por exemplo, ganharam mais espaço na mesa do produtor.

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato