Oficina sobre o Sisa fortalece o debate ambiental no Acre

Ícone de relógio jul 21, 2016

Avanços, Desafios e Oportunidades

Finaliza nesta quinta-feira, no auditório da Procuradoria Geral do Estado – PGE, a quinta edição da oficina sobre o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais – Sisa, promovida pelo Instituto de Mudanças Climáticas – IMC e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre – Sema, com parceria da SOS Amazônia, e apoio financeiro do banco alemão KFW.

De acordo com o engenheiro ambiental e moderador da oficina, Ayri Rando, o evento tem por objetivo informar técnicos de governo e beneficiados do baixo Acre sobre os avanços e resultados, assim como, os desafios futuros com relação as políticas públicas ambientais no Acre, especialmente, o programa estadual de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – REM,  e entender as problemáticas relativas às mudanças climáticas, identificando possíveis impactos e alternativas de soluções.

Magaly Medeiros, diretora presidente do IMC, destaca a importância desse encontro para o avanço da governança das políticas ambientais. “A reunião proporciona uma troca de experiência entre todos aqueles que estão envolvidos com a questão ambiental no nosso Estado, o que traz avanços, principalmente, na governança, que é responsável por acompanhar todo o trabalho realizado nas diversas frentes, como na piscicultura, no extrativismo, na produção familiar e nas comunidades indígenas”,

Da mesma forma que as edições anteriores, ocorridas nos municípios de Xapuri, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, respectivamente, a edição realizada na capital oferece aos participantes um entendimento de como os incentivos aos serviços ambientais têm contribuído para a melhoria de vida das comunidades tradicionais e crescimento de uma nova economia, com foco na sustentabilidade e conservação da floresta.

A bióloga Jaqueline Bezerra, analista pericial do Ministério Público do Acre, falou da importância de eventos como este para entender onde o Acre está inserido no contexto ambiental. “O momento é uma grande oportunidade de estarmos atualizando e até mesmo revendo nossos conceitos com relação as mudanças climáticas. Além de analisar o comportamento ambiental que o estado está seguindo”, diz Jaqueline.

A parceria com a SOS Amazônia

Para Magaly Medeiros, a parceria entre IMC e SOS Amazônia é fundamental para que as iniciativas do Sisa alcancem comunidades tradicionais, muitas delas localizadas em unidades de conservação atendidas pela instituição.

A experiência da SOS Amazônia com mais de duas mil famílias no Juruá, nas palavras da secretária técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes, direciona a instituição a vencer o desafio de mostrar para essas famílias os benefícios de implementar programas que possibilitam a melhoria de vida em suas comunidades. “Fazer com que essas comunidades reflitam sobre a importância de manter a floresta em pé é essencial para continuarmos como um estado que valoriza sua diversidade biológica, que é essencial para garantir a qualidade de vida das pessoas”, destaca Cida.


O público alvo da oficina é composto por técnicos de órgãos governamentais (IMC, SEMA, SEAPROF, PGE, CDSA e ITERACRE) e representantes das diretorias de organizações comunitárias de produtores rurais e extrativistas (COOPERACRE, COOPERFLORESTA e ACREPEIXE), situados em Rio Branco, e beneficiários/conveniados do Programa REM, que, por sua vez, integra o Programa ISA Carbono.


Por Márcio Souza | Edição: Eliz Tessinari

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato