SOS Amazônia faz monitoramento de atividades em comunidades do Juruá

Ícone de relógio jul 19, 2016

Da esquerda para direita: Maria Aparecida Lopes, secretária técnica da SOS Amazônia; beneficiários do projeto Valores da Amazônia e o novo coordenador técnico do projeto, Adair Duarte.

 

O projeto Valores da Amazônia encontra nas visitas técnicas uma forma eficiente de capacitar as famílias, entender suas dificuldades e, principalmente, identificar os avanços obtidos na produção das comunidades beneficiadas até aqui.

Pensando nisso, a SOS Amazônia promoveu entre os dias 5 e 8 de julho monitoramentos de atividades em cinco cooperativas alcançadas pelo projeto: Cooperativa Agroextrativista de Feijó; Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá; Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima; Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária e a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais da comunidade Nova Cintra, localizada no município de Rodrigues Alves.

Além do acompanhamento e dos debates com os associados, a  SOS Amazônia apresentou o novo coordenador técnico do projeto Valores da Amazônia, Adair Duarte, que falou da importância do diálogo entre a instituição e os cooperados para o fortalecimento da produção e consequentemente das cooperativas. “Essa estratégia de interação é fundamental para que os investimentos e atividades tenham resultados esperados, ou seja, o aumento e diversificação da produção, a valorização do extrativismo, a geração de renda, a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias, voltados exclusivamente, para o desenvolvimento sustentável”, destaca Adair.

Álisson Maranho, coordenador geral do Valores da Amazônia, ressalta que o projeto segue com a forte missão de integrar as comunidades no desenvolvimento de produtos florestais não madeireiros. “Sem dúvida, apoiar empreendimentos na Amazônia com foco no uso sustentável dos recursos naturais é um caminho que diminui consideravelmente o impacto do homem sobre as florestas e a SOS Amazônia vem cumprindo um importante papel na proteção da biodiversidade e apoio às comunidades tradicionais”, disse o coordenador.


O projeto Valores da Amazônia tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES, que busca disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, com vistas à geração de trabalho e renda, por meio do desenvolvimento sustentável das cadeias de valor dos óleos vegetais, cacau silvestre e borracha, em seis municípios do Estado do Acre e quatro do Estado do Amazonas. Saiba mais

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato