Oficina de Cooperativismo e Gestão de Negócios é promovida pela SOS Amazônia em Silves-AM

Ícone de relógio jul 04, 2016

A Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia – Copronat e a Associação Vida Verde da Amazônia – Avive, ambas localizadas no município de Silves-AM, receberam nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho o terceiro módulo da Oficina de Cooperativismo e Gestão de Negócios.

Realizada pela SOS Amazônia, por meio do projeto Valores da Amazônia, a capacitação teve como objetivo trabalhar e melhorar a relação entre a cooperativa e a associação pensando no desenvolvimento da cadeia produtiva de óleos vegetais, além de aprimorar a comercialização dos produtos da região.

Álisson Maranho, coordenador do projeto Valores da Amazônia, falou da importância de promover atividades que visam fortalecer ainda mais as cooperativas beneficiadas. “Durante o evento podemos perceber o enorme potencial que há nas mulheres de Silves e também o conhecimento que elas possuem para desenvolver a cadeia produtiva. Contudo, é necessário um melhor esclarecimento sobre a relação entre cooperativa e associação, ponto principal que trabalhamos neste momento”, diz.

Segundo Fragoso Júnior, consultor em gestão socioambiental e mediador da oficina, o diálogo produzido nos cursos de cooperativismo é fundamental para entender os conflitos existentes nas comunidades, facilitando com isso, a busca por estratégias para solucionar tais divergências.

Com relação ao objetivo da capacitação, fragoso destacou: “Ao fim dos trabalhos percebi uma certa animação dos participantes em continuar e, principalmente, fortalecer o processo de gestão de negócios tanto na cooperativa quanto na associação”.


O Valores da Amazônia é financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES e tem como objetivos disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, com vistas à geração de trabalho e renda, por meio do desenvolvimento sustentável das cadeias de valor dos óleos vegetais, cacau silvestre e borracha, em seis municípios do Estado do Acre: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Tarauacá e Feijó; e quatro municípios do Estado do Amazonas: Boca do Acre, Pauini, Lábrea e Silves. Saiba mais

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato