Voluntários e parceiros fortalecem a campanha SOS Reciclagem

Ícone de relógio jun 29, 2016

 

Por Marcio Souza.

A campanha SOS Reciclagem, iniciada em 2013, encontra no voluntariado uma maneira eficaz para divulgar suas ações. De lá para cá, o projeto recebe a ajuda de colaboradores da SOS Amazônia, estudantes e de pessoas de outros estados que acreditam na prática da reciclagem como uma forma de melhorar o ambiente.

Realizada pela SOS Amazônia, a iniciativa tem por objetivo promover a educação ambiental sobre a correta destinação dos resíduos sólidos recicláveis, abrangendo, especialmente, moradores dos bairros próximos a instituição, como Cadeia Velha e Habitasa. Atualmente, a campanha arrecada cerca de 350 quilos/mês de plástico (90%) e alumínio (10%) entregues voluntariamente pelos moradores na sede da SOS Amazônia.

Com esse intuito, a bióloga e agora voluntária, Edilaine Lemes, percorreu, na última semana, os dois bairros para esclarecer os moradores participantes da campanha sobre os materiais recebidos e não recebidos, assim como, informar àqueles que não participam a importância de descartar resíduos sólidos recicláveis corretamente.

“É gratificante saber da existência de um projeto como este, porque além de contribuir com o meio ambiente, com a correta destinação dos resíduos coletados, ele tem como plano de fundo apoiar as iniciativas ambientais da SOS Amazônia, isso me realiza como bióloga e como cidadã”, destaca Edilaine.

Gildete Melo, moradora do bairro Cadeia Velha e que contribui com a campanha desde 2013, disse ter mudado suas atitudes com relação ao descarte dos resíduos produzidos em sua casa. “Antes da campanha, não atentava para o meu lixo, misturava tudo, comida, latas e garrafas. Hoje, graças ao trabalho de formiguinha feito pela SOS Amazônia, acredito ser uma pessoa mais consciente”, diz.

Parcerias

Assim como os voluntários, as parcerias também são fundamentais para alcançar os objetivos do projeto. Depois da Livraria Paim e Ipê Imobiliária se tornarem parceiros da campanha SOS Reciclagem, o condomínio Maison Rio Branco, localizado no bairro Morada do Sol, com mediação da SOS Amazônia, começou a destinar materiais recicláveis para a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Rio Branco – Catar. Neste primeiro momento, foram coletados pela cooperativa cerca de 40 quilos de materiais.

Contêiner com materiais coletados no condomínio Maison Rio Branco

Contêiner com materiais coletados no condomínio Maison Rio Branco.

Segundo Cleiton José da Silva, diretor da Catar, a parceria com o Maison Rio Branco pode ser uma grande porta de entrada para coletar em outros condomínios, com isso, agregar ainda mais valor a renda dos catadores e, principalmente, contribuir com o meio ambiente.

Saiba mais sobre a campanha SOS Reciclagem.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato