SOS Amazônia realiza oficina de boas práticas de extração de óleos vegetais no Vale do Juruá

Ícone de relógio jun 18, 2016

Mais de 60 extrativistas sócios das cooperativas Coopfrutos e Coopercintra, localizadas nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, (no Vale do Juruá) respectivamente, participam desde segunda-feira, 13, de oficina sobre Boas Práticas na Extração de Óleos Vegetais.

A atividade, que se encerra nessa sexta-feira, 17, é promovida pela SOS Amazônia, em parceria com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac, e tem por objetivo capacitar os extrativistas no aperfeiçoamento das etapas de produção de óleos vegetais (buriti, patauá, andiroba e murmuru).

“Essa iniciativa faz parte do projeto Valores da Amazônia, que tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES. Nossa proposta é melhorar o processo de produção dessas cooperativas, gerar trabalho e renda nas comunidades, com foco na conservação dos recursos florestais”, explica o engenheiro florestal da SOS Amazônia e coordenador do projeto, Álisson Maranho.

Elizana Araújo, superintendente da Coopfrutos, comentou a oportunidade de aperfeiçoamento das práticas de produção.

“Melhorar todo o processo de produção desde a coleta até o produto final é fundamental para agregar valor aos nossos óleos. O projeto Valores da Amazônia nos trouxe a oportunidade de trabalhar valorizando os recursos naturais, ou seja, pensando não só na extração dos frutos, mas também em manter a floresta preservada”, disse.

Os instrutores da oficina destacaram a importância do curso para atender as exigências do mercado.

“Com os ensinamentos, os extrativistas vão poder apresentar para o mercado um produto com mais qualidade, ou seja, eles vão poder atender as novas regras que esse mercado exige, como por exemplo, o nível de acidez adequado e o aspecto desses produtos”, destaca o técnico da Funtac e um dos instrutores da oficina, Israel da Silva.

Enquanto Alcides Loureiro, químico da Funtac, falou sobre a importância da presença de instituições como a Funtac e a SOS Amazônia para garantir a qualidade produtiva nesses empreendimentos.

“Para que a cadeia desses produtos dê certo, com certeza, é preciso apoio de projetos como os desenvolvidos pela Funtac, e também pela SOS Amazônia, que apoia as cooperativas para que os recursos florestais sejam utilizados de forma sustentável e para que esses frutos sempre ofereçam benefícios e renda para essas comunidades” explica Alcides.

O cooperado mais jovem da Coopfrutos, José Francisco, compreendeu muito bem a importância da oficina.  “Aprendemos como manejar corretamente os frutos, ou seja, como coletar o buriti e a melhor forma de extrair o óleo.  Entendemos o funcionamento das máquinas e percebemos que não fazíamos a limpeza direito, o que aumentava a acidez do óleo, deixando nosso produto com baixa qualidade. Isso me deixa mais orgulhoso de fazer parte da cooperativa, espero ajudar e crescer com a cooperativa”, destaca.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato