Campanha Lixo Zero conscientiza sobre descarte correto de resíduos sólidos

Ícone de relógio jun 10, 2016

 

#educaçãoambiental

Embora seja considerada uma cidade bastante limpa, Rio Branco ostenta esse status devido principalmente ao sistema de limpeza urbana, já que muito lixo ainda é descartado pela população de forma irregular.

Assim, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o descarte adequado do lixo, o movimento Acre Solidário lançou na noite desta quarta-feira, 8, no Parque Tucumã, a campanha Lixo Zero – Põe a Mão na Consciência.

Idealizada pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, com o apoio da SOS Amazônia e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a campanha envolverá instituições governamentais, não governamentais e a comunidade em geral, debatendo o contexto de Lixo Zero.

“O Acre Solidário vem querendo fazer parte da vida das pessoas não apenas nos momentos de dor. E devemos deixar claro aquilo que podemos fazer em contribuição para a sociedade. O ato de descartar o lixo adequadamente não é algo que nos custa muita energia, só precisamos que isso faça parte da rotina de todos”, disse Marlúcia Cândida.

O governador Tião Viana também esteve presente ao lançamento e ressaltou: “Este é um tema fantástico, porque envolve ações simples, capazes de fazer a diferença. Uma das coisas que não me saem da memória na alagação em Brasileia foi ver milhares de garrafas pet presas na ponte devido ao volume de águas do rio. Garrafas que vão demorar 500 anos para se decompor. Precisamos dar as mãos aos atos que valorizam o meio ambiente”.

Ações e parcerias

A campanha Lixo Zero vai promover ações por meio de seminários, oficinas, intervenções urbanas, culturais, desportivas, educacionais e empresariais.

Durante um mês, já está prevista a realização de atividades envolvendo turismo, educação, tecnologia e meio ambiente. Além disso, outros espaços serão ocupados com a campanha, que apresenta várias narrativas, como vídeos, cards, busdoor, camisetas, canecas, ecobags e outras.

Representante da organização SOS Amazônia, Elis Tessinari exalta a ideia da campanha. “O Acre Solidário vem fazendo um papel muito importante na sociedade acreana, que é o de instalar a cultura da solidariedade. E a SOS Amazônia sabe dos desafios acerca do descarte de resíduos sólidos, mas abraçamos essa causa.”

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, lembrou que a campanha ocorre justamente durante a Semana do Meio Ambiente. “Precisamos de ações como esta, mas se a população não se apropriar desse conceito, não incorporar em sua rotina, então não haverá mudanças. Quero parabenizar a primeira-dama, por essa atitude de gerar atitude”, disse.

Fonte: Agência de Notícias do Acre | Foto: Reprodução.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato