SOS Amazônia promove cursos de artesanato em comunidades do Juruá

Ícone de relógio maio 10, 2016

 

 

A parceria entre a SOS Amazônia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA beneficia 800 famílias por meio do projeto ATER Agroecologia em comunidades dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. Uma das iniciativas é a realização dos cursos de sabão artesanal usando óleos vegetais (açaí, buriti, patuá e cupuaçu) e recicláveis, como por exemplo, óleo de cozinha.

Os cursos têm por objetivos diversificar a produção nas comunidades e capacitar os produtores para o uso correto dos recursos florestais, proporcionando com isso, uma melhoria de vida e renda extra às famílias beneficiadas com o projeto.

Segundo Davi Lemos, técnico em agroecologia da SOS Amazônia, o principal foco das capacitações é fazer com que essas famílias diminuam o descarte de óleo, principalmente o de cozinha, em locais não adequados, causando danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Francisco Cavaco Silva, morador da comunidade Praia da Amizade, localizada no município de Rodrigues Alves, reitera que a capacitação gera melhorias para as famílias e para o meio ambiente. “Tudo isso é bom para a nossa comunidade, pois além de trazer uma renda extra com a produção de sabão, aprendemos a utilizar os recursos que a floresta nos dá e a reutilizar o óleo de cozinha que, na maioria das vezes, era jogado fora de maneira errada”, diz.

Oficinas de Artesanato

Com o mesmo objetivo de usar sustentavelmente os recursos da floresta, diversificar a produção das comunidades e proporcionar uma melhoria de vida e de renda para as famílias, a SOS Amazônia, também por meio do ATER Agroecologia, promove oficinas de artesanato para a confecção de cestas, utilizando cipó titica, biojoias (colares, brincos e pulseiras) aproveitando sementes de açaí, jarina, buriti, cocão, entre outros e a decoupagem de garrafas de vidro.

“Buscamos com essas oficinas conscientizar as famílias que é possível usufruir os recursos naturais de forma sustentável e ainda agregar valor a produtos que seriam descartados, como por exemplo, as garrafas de vidro”, destacou Marnilda Souza, técnica florestal da SOS Amazônia.


O ATER Agroecologia tem a finalidade de trabalhar a produção agroecológica e orgânica nas Unidades de Produção Familiar (UPF) e destacar a necessidade de alternativas que visem a melhoria da produção rural, de olho no uso sustentável dos recursos naturais, ambientais, sociais e econômico. Saiba mais

Por Marcio Souza.

 

 

 

 

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato