SOS Amazônia é candidata ao Conselho Deliberativo do FNMA

Ícone de relógio abr 27, 2016

#sosamazonianoconselhofnma

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) deu início, na quarta-feira, 20, ao processo eleitoral que vai eleger os novos conselheiros da sociedade civil. Serão cinco novas Organizações Não Governamentais (ONGs), uma por região do Brasil, a participar das deliberações do Fundo. A votação vai até o dia 19 de maio de 2016, às 18 horas (horário de Brasília).

Todas as entidades inscritas estão no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) há pelo menos dois anos. A gerente de projeto do FNMA, Miriam Miller, destaca que as 654 entidades cadastradas no CNEA podem votar. “Cada CNPJ tem uma senha de acesso por região”, explica Miriam.

A SOS Amazônia quer assumir esse desafio e compromisso. Portanto, é candidata ao Conselho para representar a região Norte, biênio 2016 – 2018.

Após análise do relatório de gestão do FNMA e tendo em vista os entraves que sempre acompanham a atuação das entidades ambientalistas na representação nestes coletivos, apontamos os motivos e as propostas da SOS Amazônia para candidatura.

  1. MOTIVOS:
    • Como vetor para implementação da PNMA, o Fundo precisa estar melhor apoiado, com mais recursos, de maneira que seja um caminho acessível para projetos fundamentais, estruturantes, de caráter criativo e favoreçam as organizações da sociedade civil cumprir seu papel, tendo em vista o poder público cada vez menos efetivo;
    • Ao mesmo tempo que a Amazônia tem papel fundamental para evitar as mudanças climáticas, tem sido o espaço que mais investimento recebe para grandes projetos hidrelétricos, de exploração mineral e também para avanço das monoculturas do agronegócio e da pecuária. É necessário que haja recursos disponíveis para ações que preparem as populações locais à não propagação dos prejuízos e dos desequilíbrios ambientais;
    • Inaceitável a inexistência de acessos aos recursos do Fundo pelas ONGs da Região;
    • Difícil mobilizar organizações e atores locais para se exigir mais recursos ou mais editais, se não se tem clareza do que acontece no Fundo.
  2. PROPOSTAS 
  • Articular que seja adotada uma estratégia melhor de captação de recursos para o FNMA;
  • Cobrar a adoção dos mecanismos de parceria/cooperação aprovados na Lei das Organizações da Sociedade Civil;
  • Propor e pressionar o MMA que implante meios que capacitem e orientem as ONGs da região Norte, e também prefeituras para elaboração e gestão de projetos apoiados pelo FNMA;
  • Comunicar as entidades da região Norte cadastradas no CNEA, com regularidade mensal, sobre o funcionamento do FNMA, andamento da análise dos projetos e outros aspectos relacionados.

Caros representantes das entidades da região Norte cadastradas no CNEA, a SOS Amazônia pede esse voto de confiança, por uma representação forte e coerente no FNMA. Clique aqui para acessar o sistema eletrônico de votação.

Passo-a-passo com orientações para uso do sistema de votação (Clique aqui)

Documento da candidatura da SOS Amazônia na íntegra.

Com informações do MMA.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato