Inaugurado o 1º Laboratório de Biologia Molecular do Acre

Ícone de relógio abr 20, 2016

 

 

O combate e a prevenção às doenças infecciosas, principalmente as hepatites virais, tão comuns na região amazônica, bem como a realização de pesquisas e a capacitação de profissionais na área de biologia clínica e de infectologia, no Acre, ganhou um forte aliado na tarde de ontem, 19, com a inauguração do 1º Laboratório de Biologia Molecular do Estado.

Localizado nas dependências do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, o empreendimento foi financiado pela Fundação Mérieux, da França, em parceria com a Associação SOS Amazônia, o governo do Acre e a Universidade Federal da Bahia.

Alain Mérieux, presidente da fundação, falou do compromisso de implantar laboratórios de ponta para o combate às doenças infecciosas. “Todo ano, a nossa fundação se compromete em abrir um laboratório como este em algum lugar do mundo, com isso, possibilitamos um diagnóstico de qualidade na prevenção de doenças virais, além de liderar projetos de pesquisas aplicadas na saúde pública dessas regiões. Fico feliz em inaugurar mais um laboratório no Brasil, o que reforça ainda mais os laços entre franceses e brasileiros”, diz.

A SOS Amazônia teve papel importante para que este laboratório se tornasse realidade, pois além de ser a gestora, coordenou o comitê de acompanhamento da obra, sendo responsável pela interlocução entre os franceses e os executores do projeto.

“Hoje, participar deste evento sinaliza que fizemos um bom trabalho, por isso, estendo meus agradecimentos a todos que fizeram parte deste projeto, desde o apontador, os engenheiros, passando pelos representantes da Secretaria Estadual de Obras Públicas, e claro, as tradutoras. Agradeço também, o governo do Estado e a Fundação Mérieux por nos confiar tal responsabilidade. A sinergia entre todas essas pessoas e instituições possibilitou tudo isso”, destaca Miguel Scarcello, secretário geral da SOS Amazônia.

Fundação Mérieux

Braço filantrópico do Grupo Mérieux, grande conglomerado francês na área de saúde. É conhecida por levar investimentos onde há necessidade em pesquisas laboratoriais, como África, Ásia e nas Américas. No Brasil, seus investimentos  estão presentes nos Estados do Acre e da Bahia.

Clique aqui, para conferir o avanço da obra.

Por Marcio Souza.

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato