SOS Amazônia: a força das mulheres na região do juruá

Ícone de relógio mar 14, 2016

 

 

No mês das mulheres, a SOS Amazônia destaca algumas atividades realizadas na Reserva Extrativista Alto Juruá, localizada no município de Marechal Thaumaturgo, e também em comunidades nos municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Mâncio Lima.

Uma dessas atividades é a oficina de alimentação alternativa, promovida por meio do projeto de Assessoria técnica, Social e Ambiental – ATES/Incra, em parceria com a Pastoral da Saúde de Cruzeiro do Sul (AC) e a Pastoral da Criança de Marechal Thaumaturgo (AC). Essas oficinas têm por objetivos implementar nas comunidades a produção de alimentos e também o seu reaproveitamento, o estimulo a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, além de melhorar a renda das famílias.

Outro foco muito importante dessa atividade, é a conscientização sobre o uso correto dos recursos agrícolas e extrativistas existentes em suas comunidade sem agredir o meio ambiente.

“Queremos construir de maneira coletiva um conceito de alimentação saudável com ações de combate ao desperdício e o estímulo ao máximo de aproveitamento dos alimentos. É com atividades de educação como essas que buscamos resgatar a dignidade e aumentar a autoestima dos moradores da RESEX Alto Juruá”, destacou Eucilânia Cordeiro, assistente social da SOS Amazônia.

Neste primeiro momento, foram realizadas quatro oficinas de alimentação alternativa, em um total de 12, nos diferentes Polos da Resex, em 2016.

Cursos de Artesanato

O artesanato é outra atividade promovida pela SOS Amazônia e que destaca o papel da mulher na produção agrícola e extrativista em comunidades da região do Juruá.

Buscando sempre o uso dos recursos naturais de forma sustentável, o curso pretende organizar em grupos as mulheres beneficiadas com o projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER Agroecologia, com isso, iniciar a confecção de colares, brincos e pulseiras, e, principalmente, a diversificação da produção, não se limitando apenas ao plantio e a criação de pequenos animais.

Segundo José Hélio, da comunidade Dois Portos, no município de Porto Walter, o artesanato além de possibilitar mais oportunidades para as mulheres que ali residem, gera uma renda extra para as famílias.

Adair Duarte, coordenador de projetos da SOS Amazônia, falou da importância de diversificar a renda das famílias tanto no projeto ATES Resex Alto Juruá quanto no projeto ATER Agroecologia. “As ações de capacitação de mulheres beneficiadas com esses projetos são importantes pois agregam valor, isto é, proporcionam uma melhor geração de renda para a mulher rural, como também, estimula e apoia a formação de grupos de mulheres para a produção e comercialização coletiva junto aos mercados institucionais e diferenciados”, destaca.

Esses mercados institucionais e diferenciados citados pelo coordenador são, respectivamente: o Programa de Aquisição de Alimentos –  PAA, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; e as feiras locais, municipais e estaduais.


O projeto de Assistência Técnica, Social e Ambiental – ATES Alto Juruá/Incra busca melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na Reserva, com foco na conservação dos recursos naturais, envolvendo três eixos fundamentais: organização social, fomento do extrativismo e produção sustentável, e comercialização. Enquanto o projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER Agroecologia/MDA, visa trabalhar a produção agroecológica e orgânica nas Unidades de Produção Familiar (UPF) e destacar a necessidade de alternativas na melhoria da produção rural, de olho no uso sustentável dos recursos naturais, ambientais, sociais e econômico. 

 

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato