Tecnologia leva água de qualidade a comunidades extrativistas

Ícone de relógio nov 24, 2015

 

 

A SOS Amazônia, em parceria com o Memorial Chico Mendes – MCM, e com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realiza na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Brasiléia, Acre, o projeto Sanear Amazônia, para captação e reserva de água da chuva por meio de cisternas, banheiros e fossas, proporcionando às famílias beneficiadas um nível de acesso à água para consumo humano em boa quantidade, qualidade e acessibilidade.

Dona Cleonice Barbosa dos Santos de Melo e sua família, do seringal Porongaba, distante 28 quilômetros da zona urbana de Brasiléia, já estão usando a tecnologia.

“Para nós foi muito importante a chegada desse banheiro por causa do saneamento básico para prevenir doenças, ganhamos mais conforto, é um projeto muito importante para a Reserva e para o meio ambiente”, disse.

O objetivo do Sanear Amazônia é garantir 50 litros por pessoa/dia na estação chuvosa e 20 litros por pessoa/dia na estação seca, ou seja, disponibilidade de água durante todo o ano. Essa tecnologia social prevê ainda, atender 500 famílias nos municípios de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Rio Branco.

Maria Aparecida Lopes, secretária técnica da SOS Amazônia, falou da importância da iniciativa para a saúde das famílias beneficiadas.

“Além do acesso à água e saneamento de qualidade, o Sanear Amazônia possibilita a diminuição de doenças de veiculação hídrica, principalmente as verminosas, presentes em locais onde não há saneamento adequado. Ou seja, melhora consideravelmente a saúde em comunidades onde as tecnologias são implementadas”.

Iniciado em maio deste ano e com duração de 18 meses, o  projeto busca implementar 150 tecnologias, destas, 29 já foram instaladas em comunidades da reserva nos seis primeiros meses de atividades (maio-novembro de 2015).

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato