Seminário debate cadeias de valor da borracha, cacau e óleos da Amazônia

Ícone de relógio out 22, 2015

 

integrando os Valores da Amazônia

Finaliza nesta quinta-feira, 22, o seminário de integração do projeto Valores da Amazônia, realizado pela SOS Amazônia para aproximar as cooperativas beneficiadas, equipe e parceiros, e debater as cadeias de valores de produtos florestais não madeireiros.

O evento está apresentando e discutindo ações previstas para o fortalecimento das cadeias de óleos vegetais, borracha e cacau silvestre nos Estados do Acre e Amazonas.

Miguel Scarcello, secretário geral da SOS Amazônia, falou da expectativa da instituição em relação ao seminário. “O evento proporciona um intercâmbio de experiência e de conhecimento entre a equipe que está à frente da iniciativa, seus beneficiários e parceiros, possibilitando com isso, um entendimento comum de todas as etapas do projeto. Nesses dois dias discutimos e definimos um acordo de trabalho com o objetivo de colher bons frutos nos próximos três anos”.

O coordenador geral do projeto Valores da Amazônia, Álisson Maranho, destacou alguns dos objetivos da iniciativa junto às associações e cooperativas beneficiadas. “O Valores da Amazônia é desafiador, pois além de possuir uma extensão territorial muito grande, pretende fazer com que as nove instituições selecionadas possam operar as três cadeias produtivas, que são os óleos vegetais, a borracha e o cacau silvestre, da melhor maneira possível. Fortalecendo-as institucionalmente, inserindo-as no mercado, sem esquecer o objetivo principal que é conservar a floresta, por meio do uso sustentável dos recursos naturais”, disse.

Jose Antônio Camilo, diretor de produção da Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus – Cooperar, comentou sobre o trabalho já desenvolvido com o cacau na cooperativa e a intenção de potencializar a produção por meio do Valores da Amazônia. “Já desenvolvemos um trabalho de extração do cacau nativo há dez anos, inclusive já chegamos a exportar para Espanha e Alemanha. Esse novo projeto abre portas para diversificar nossa produção, como por exemplo, por meio da fábrica de óleos podemos produzir óleo de tucumã, patauá, entre outros, além de facilitar a expansão da cooperativa para os municípios de Sena Madureira (Acre) e Lábrea (Amazonas)”.

Para Elizana Araújo Costa, superintendente da Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutas de Mâncio Lima – Cooperfrutos, a iniciativa é de fundamental importância para melhorar a vida das famílias cooperadas. “O Valores da Amazônia qualifica as famílias tanto na área de gestão de cooperativa, quanto em todas as fases da cadeia produtiva. No nosso caso na implementação do açaí, do buriti e da andiroba. Com tudo isso, as famílias podem melhorar sua produção e consequentemente sua renda, claro, sem esquecer do uso sustentável da floresta”, afirmou.

Parceria

Silvia Basso, diretora técnica da Fundação de Tecnologia do Acre – Funtac, falou da felicidade em ver que o projeto vai levar melhores condições de produção para as famílias. “Fico muito feliz em saber que essa iniciativa foi aprovada, que vai beneficiar as comunidades, melhorando a vida das famílias inseridas no programa, melhorando também seus produtos, e é isso que priorizamos, um produto de qualidade”.

O professor do curso de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre – Ufac, Thiago Augusto da Cunha, destacou o papel da Instituição de ensino no projeto. ” O papel da academia é produzir um plano de manejo para quantificar o estoque de produtos não madeireiros existentes nas comunidades contempladas, identificando o que a floresta tem a oferecer, o que deve ser tirado, e como faz para aumentar a produção sem atingir a natureza, ou seja, é um trabalho muito diferente do que estamos acostumados a fazer com relação aos produtos madeireiros. Estamos empenhados e ansiosos para começar as atividades”.

O projeto Valores da Amazônia é realizado com o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES/MDIC/MMA/ Governo Federal e em parceria com Governo do Acre (Funtac, Sema, Seaprof, IMC e SEPN), Ufac, Sebrae e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac.

Saiba mais sobre o projeto Valores da Amazônia

Seminário Valores da Amazônia é destaque na imprensa local:

Rede Aldeia

TV Gazeta

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato