Desafio SOS Reciclagem

Ícone de relógio set 09, 2015

 

Desafio SOS Reciclagem

A campanha SOS Reciclagem, realizada pela SOS Amazônia em parceria com o Supermercado Araújo (Aviário) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem por objetivos principais promover a educação ambiental sobre os resíduos sólidos e apoiar as atividades de proteção das desovas de quelônios ao longo do rio Juruá, por meio da coleta de plástico e alumínio.

Essa iniciativa deve ser vista, sobretudo, pelo ganho ambiental que ela gera. E os resultados têm sido bons, com boa participação dos clientes do Supermercado Araújo e moradores do bairro Cadeia Velha, motivo que nos faz seguir com esse trabalho com muita determinação.

Desafio: Coleta 100% plástico e alumínio (ver lista)

No entanto, precisamos superar alguns obstáculos.  Algumas pessoas colocam ainda no contêiner, localizado no estacionamento do Araújo, materiais como: garrafas e potes de vidro, bateria de celular, caixas de leite longa vida (embalagens tetrapak), papel, isopor, papelão, além de restos de alimentos, o que causa um grande desconforto na hora da separação do material. Infelizmente a campanha também não recebe os seguintes tipos de plásticos: PET’s coloridos, PET’s Termoformados, PVC – Policloreto de Vinila e PS – Poliestireno 

Esses tipos de resíduos representam 40% de todo o material coletado, o que acarreta perda de espaço, sem esquecer no tempo que é gasto no ato da separação. O desafio agora é diminuir essa lacuna e conseguir uma coleta 100% plástico (aproveitáveis pela campanha) e alumínio.

É importante ressaltar que a Campanha não recebe esses tipos de materiais por não ter como dar um destino adequado aos mesmos (nenhuma empresa no Acre recicla ou compra para envio do material para outros estados), visto as dificuldades de mercado para esses resíduos no Acre. A solução desses problemas seria a implementação da lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS. Um dos instrumentos mais importantes desta política é o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Buscando diminuir as dúvidas recorrentes acerca do que não é coletado pela campanha, a SOS Amazônia disponibiliza por meio de um álbum em sua página no Facebook, imagens de embalagens não recolhidas no contêiner.

A SOS Amazônia agradece aos colaboradores, pede conscientização das pessoas que ainda trazem materiais não aproveitáveis pela campanha e convida os interessados a fazer parte também desta importante ação.

Pontos de Entrega Voluntária (PEV)

  • SOS Amazônia: de Segunda a Sexta-feira | das 8 às 17 horas [Localização]
  • Araújo do Aviário: Todos os dias da semana | das 7 às 22 horas [Localização]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato