SOS Amazônia realiza curso de Associativismo para diretores da Asareaj

Ícone de relógio jun 25, 2015

 

Curso de Associativismo para diretores da Asareaj

A SOS Amazônia, em parceria com o INCRA, realizou nos dias 13, 14 e 15, no Centro de Florestania e Cultura de Marechal Thaumaturgo, curso de Organização Social, Associativismo e Gestão de Organizações, destinado aos diretores executivos e conselheiros deliberativos da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista Alto Juruá (Asareaj).

A iniciativa faz parte do projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES Alto Juruá) e teve a participação de 19 membros da Asareaj.

De acordo com o coordenador de ATES da SOS Amazônia, Adair Duarte, o curso atende uma das demandas da Diretoria contida no Plano Participativo de Organização Social da RESEX Alto Juruá, realizado pela SOS Amazônia, e tem por objetivo empoderar a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo sobre noções básicas de associativismo; aspectos práticos da constituição de uma associação; entender para que serve uma associação, conhecer melhor o estatuto; conhecer a função de cada membro Asareaj, entre outros aspectos.

“A atividade foi dividida em dois módulos, o primeiro foi este de organização social, ministrado pelo historiador com especialização em organização social e consultor da SOS Amazônia, Luiz Felipe Garcia, e o segundo vai ser realizado de 11 a 13 de agosto com o objetivo de analisar as questões relacionadas à gestão da Asareaj”, explica Adair.

Mauri Garcia de Souza, da Comunidade Foz do Bajé, é o segundo secretário da Asareaj e um dos que lutou pela criação da Resex Alto Juruá.

“Aprendemos muitas coisas importantes nessas oficinas. Com a ajuda dos técnicos temos a oportunidade de sentar e conversar com a diretoria sobre o que devemos e o que não devemos fazer para melhorar a Reserva, oportunidade que antes não existia”, disse.

Para Manoel Jose, primeiro membro do Conselho Deliberativo da Asareaj, os cursos são importantes porque indicam a função que cada um deve exercer na Resex Alto Juruá.

“Gostei muito dos cursos, me receberam muito bem. Acredito que com o apoio da SOS Amazônia, ICMbio e Asareaj, vou conseguir aprender cada vez mais e prestar um bom serviço aqui dentro da reserva, pois só uma pessoa não dá conta, é preciso a participação de todos. Antes dos cursos não tínhamos um saber apurado sobre nossa função, era tudo ‘amontoado’, agora é diferente, cada um sabe o que fazer e que é preciso fiscalizar melhor o que acontece na nossa reserva”.

O mediador da oficina, Luiz Felipe Garcia, explicou com mais detalhes o objetivo do curso de associativismo e a sua importância na melhora da comunicação entre as diretorias e as comunidades da Resex Alto Juruá.

“O objetivo do curso é fortalecer o entendimento dos diretores sobre o funcionamento, bem como sua estrutura e o papel de cada um deles para o bom desempenho da Associação. Proporcionamos uma atividade coletiva aos diretores da Asareaj para que refletissem sobre a história da organização social no vale do Juruá desde a mobilização pela criação da Resex, assim como as vitórias conquistadas durante esse período. Essa abordagem permitiu o reconhecimento por parte dos diretores, da importância de mobilização das comunidades e do diálogo constante da diretoria com as mesmas. Concluímos com a elaboração de um pequeno plano de trabalho que contemplou o planejamento de reuniões de membros da diretoria em suas comunidades; a elaboração de um boletim informativo sobre as atividades realizadas até agora pela atual gestão da Associação e a resolução das pendências da ASAREAJ junto à Receita Federal”.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato