1º Campeonato de Futebol de Campo da Reserva Extrativista Alto Juruá

Ícone de relógio jun 16, 2015

 

1º Campeonato de Futebol de Campo da Resex Alto Juruá

A SOS Amazônia, em parceria com o Incra e ICMBio, realizou no sábado, 13, na comunidade Restauração (cerca de 160 quilômetros da zona urbana de Marechal Thaumaturgo), a abertura do primeiro campeonato de futebol de campo da Resex Alto Juruá, nas modalidades feminina e masculina.

De acordo com o coordenador do Projeto de ATES da SOS Amazônia, Adair Duarte, o evento tem como objetivo proporcionar lazer aos jovens que vivem nas comunidades localizadas às margens do rio Tejo e Juruá, na Reserva Extrativista do Alto Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo. Todas as comunidades participantes fazem parte do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES/Resex Alto Juruá).

“Além de promovermos a prática esportiva entre as famílias da Reserva, durante o campeonato acontece a troca de sementes tradicionais, como açaí, patauá, paxiubinha, murmuru, jarina, buriti, arroz, feijão e milho. É uma forma de estimular o uso dessas sementes nos sistemas produtivos familiares, reduzindo a compra de sementes híbridas, que são as produzidas a partir da polinização cruzada de plantas. Essa iniciativa faz parte também do Projeto de ATES, com o objetivo de melhorar as práticas agroecológicas”, destaca.

Na modalidade masculina, o Barcelona da comunidade Restauração goleou o Cristal do Polo Maranguape por 7×1. Paulo Igor, que se considera ‘o Neymar da Restauração’, foi o artilheiro da rodada com 4 gols.

“Foi um jogo bom, espero continuar fazendo muitos gols, pois pretendo ser o artilheiro do campeonato. Eu me considero o Neymar da Restauração porque ele é do Brasil, então tenho que ter o ritmo dele, me espelhar nele. Quanto a realização desse campeonato acho muito importante porque valoriza os moradores da Reserva”, disse o artilheiro Paulo Igor.

O Juventus, também da Restauração, ganhou do Juventude/Maranguape por 4×2. Enquanto na modalidade feminina, o time Águas Cristalinas do Maranguape ganhou do Restauração por 4×2, garantindo a representação do Polo na competição.

A torcedora Marinete dos Santos também comentou sobre o evento na Resex Alto Juruá. “Acho que esse campeonato é muito bom porque estimula a comunidade a ficar mais empenhada e unida”, disse dona Marinete.

O técnico em Agroecologia da SOS Amazônia e organizador do campeonato, Marcos Santos, destaca o cumprimento das regras da competição e a cultura de paz. “Destaco o respeito das equipes com o regulamento estabelecido, a participação das mulheres e o comprometimento dos atletas de se apresentarem no evento sem ter feito uso de bebidas alcoólicas. Esporte é vida, esporte é arte para essas famílias beneficiadas pelo projeto de ATES.

Polo Novo Horizonte versus Remanso

No domingo, 14, a bola rolou também no Polo Novo Horizonte. Times classificados: Remanso e Novo Horizonte (Masculino); Novo Horizonte (Feminino).

Saiba mais sobre o campeonato Resex Alto Juruá

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato