SOS Amazônia e parceiros promovem capacitação em Tecnologia Social na Resex Chico Mendes

Ícone de relógio jun 15, 2015

 

Capacitação em tecnologia social na Resex Chico Mendes

Instrutor e supervisor de produção social do Memorial Chico Mendes, Manoel Cunha, ministrando as capacitações.

A SOS Amazônia, em parceria com o Memorial Chico Mendes – MCM, realizou de 8 a 12 junho, capacitação em tecnologia social, destinada a comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Brasiléia, fronteira com a Bolívia.

O objetivo da iniciativa é implementar um sistema domiciliar de captação e reserva de água da chuva, por meio de banheiros, cisternas e fossas, proporcionando às famílias beneficiadas um nível de acesso à água para consumo humano em boa quantidade, qualidade e acessibilidade.

Serão 50 litros por pessoa/dia na estação chuvosa e 20 litros por pessoa/dia na estação seca, ou seja, disponibilidade de água durante todo o ano.

O resultado esperado é que as famílias beneficiadas possam obter melhorias em sua qualidade de vida, garantindo o direito humano de acesso a água, que contribua para a melhoria do bem estar, da saúde e da segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

O coordenador de campo da SOS Amazônia, Mirlailson da Silva, destacou as melhorias que o projeto vai trazer para as famílias beneficiadas.

“O projeto é de fundamental importância para a melhora na qualidade de vida das famílias, porque essas pessoas precisam andar 20 minutos para chegar até o “olho d’água” mais próximo e poder fazer suas necessidades higiênicas, lavar louça, roupa. Com o armazenamento de água, banheiros e fossas individuais ele vão ter um ganho de tempo maior, além da melhora na higiene e, consequentemente, da saúde”.

A capacitação faz parte do projeto Sanear Amazônia, que visa garantir água de qualidade para o consumo das comunidades extrativistas da Amazônia, prevenir doenças, melhorar o rendimento escolar de crianças e adolescente e, também potencializar atividades econômicas das famílias extrativistas mais isoladas da região, com a disponibilidade de tecnologia social – Sistema de acesso à água Pluvial Multiuso Comunitário e Sistema de acesso à água Pluvial Multiuso Autônomo.

O projeto tem o apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato