Junte-se a nós e salve as tartarugas do Juruá

Ícone de relógio maio 14, 2015

 

Quelônios do Juruá: Eu protejo

Coordenado pela SOS Amazônia desde o ano de 2003, o “Projeto Quelônios do Juruá: Eu Protejo”, tem por objetivo principal garantir a conservação das espécies de tartarugas, tracajás e iaçás na região do Vale do Juruá.

Até o ano de 2010, o projeto teve apoio financeiro de várias organizações, como a TNC/Fundação Moore; Ministério da Justiça; FUNBIO/Fundação Ford; OTCA/GIZ), no entanto, de lá para cá, conta somente com a assessoria técnica da SOS Amazônia e com a ação voluntária dos ribeirinhos que se identificam com a causa, cerca de 10 famílias.

Estima-se que até hoje, já foram devolvidos à natureza, aproximadamente, 20 mil quelônios. Mas, segundo a secretária técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes, para os padrões amazônicos, o número é considerado muito baixo, indicando a importância de uma dedicação incessante.

“Infelizmente, o projeto ficou sem apoio financeiro e dificultou muito o nosso trabalho de conservação dos quelônios nesses últimos anos. Agradecemos muito as famílias que não desistiram, que mesmo com as dificuldades continuaram fazendo o trabalho de monitoramento. Com certeza, essas famílias ribeirinhas prestam um importante serviço ambiental ao planeta e merecem ser recompensadas por isso”, observa Cida.

Junte-se a nós! Proteja os quelônios do Juruá! A partir de apenas R$ 15,00 por mês, você ajuda a salvar as tartarugas do Juruá. Doe agora!

Ação predatória do homem é o mais grave problema

Técnicos ambientais da SOS Amazônia, em visita ao Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) e à RESEX Alto Juruá, sempre registram denúncias e pedidos de providências contra a pesca predatória de quelônios (com uso de anzóis) nos locais de monitoramento e destruição dos ninhos nas praias.
A situação desrespeitosa causa desânimo aos monitores, que pedem para que o ICMBIO – Órgão Gestor do PNSD e da Resex – tome providências a respeito. .
As denúncias são encaminhadas pela SOS Amazônia aos órgãos responsáveis, que prometem fazer a fiscalização o mais rápido possível. Ainda assim, as atividades predatórias continuam.

Fortaleça nossas iniciativa para proteger os quelônios! Doe Agora!

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato