Estudantes são voluntários na campanha SOS Reciclagem

Ícone de relógio maio 01, 2015

 

Consciência Ambiental

Estudantes do curso técnico em meio ambiente da Uninorte estão em ação voluntária para promover a campanha SOS Reciclagem, realizada pela SOS Amazônia em parceria com os Supermercados Araújo e Semeia.

A iniciativa dos estudantes tem o objetivo de idealizar, planejar, produzir e promover ações educativas com os clientes do supermercado Araújo do Aviário, visando conscientizá-los  sobre a importância da reciclagem, além da tentativa de aumentar os adeptos da campanha. As atividades iniciaram no dia 13 de abril e vão até o dia 30.

A professora Francisca Pereira, que coordena a ação voluntária, falou da importância dessa iniciativa para a formação dos alunos. “O nosso objetivo é tentar mostrar na prática o que eles vão ver pela frente na área ambiental, e para mim, a campanha SOS Reciclagem possibilita isso porque mostra a esses estudantes o que é a reciclagem, quais os resíduos que podem ser aproveitados em nosso estado, e o principal, ajuda na conservação dos quelônios do Juruá. Então, esse aprendizado é importante tanto para o curso quanto para a vida profissional deles”, destaca.

Maria Ivanilda, professora de filosofia, conheceu a campanha por meio da ação dos estudantes e a partir de agora vai entregar seus resíduos plásticos e alumínio para a SOS Reciclagem.

“Acho interessante a campanha porque além de ser uma oportunidade de preservar o meio ambiente, possibilitando o  descarte do nosso lixo de forma adequada,  já que existe poucos pontos de coleta em nossa cidade, preserva também os animais, como as tartarugas do Juruá. Se o animal está no meio ambiente, ele tem alguma importância para o planeta e poder protegê-lo, tirando-o do risco de extinção, é fundamental”, disse Ivanilda.

Enquanto a estudante, Auxiliadora Parente, falou de suas expectativas com a campanha SOS Reciclagem. “A expectativa que tenho é aumentar o volume de coleta dos resíduos e contribuir da melhor maneira com a campanha, sem falar que acho incrível essa iniciativa de proteger os quelônios nas comunidades do Juruá. Estou empolgada e espero que os resultados sejam alcançados, os nossos e os da campanha também”.

 

Mais sobre a campanha

Realizada pela SOS Amazônia, a Campanha SOS Reciclagem tem por objetivos principais promover a educação ambiental sobre a correta destinação dos resíduos sólidos recicláveis (plástico e alumínio) e apoiar as atividades de proteção das desovas de quelônios ao longo do rio Juruá.

A ideia começou a ser colocada em prática em fevereiro de 2013, por meio de uma campanha experimental, para separação e descarte seletivo de materiais recicláveis por 11 famílias vizinhas a SOS Amazônia.

No período de fevereiro a julho foram coletados 220 quilos de resíduos. A partir de agosto de 2013, a campanha SOS Reciclagem foi ampliada com o apoio do Supermercado Araújo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Com esses parceiros foi possível estender a iniciativa aos clientes da loja do Aviário e lançar a campanha, oficialmente, no dia 7 de novembro de 2013. De novembro de 2013 a dezembro de 2014, a SOS Reciclagem recebeu, aproximadamente, três toneladas e meia de materiais recicláveis, totalizando cerca de R$ 2.100,00.

Lista de materiais recicláveis recebidos pela Campanha

Destacamos que a campanha recebe apenas material plástico e alumínio. Veja a lista de alguns dos materiais recebidos:

1. Embalagens Plásticas

o Garrafas de refrigerante

o Garrafas de água mineral

o Garrafas de água sanitária

o Garrafas de amaciantes de roupas

o Garrafas de desinfetante

o Garrafas de detergente
o Potes e garrafas de shampoo | condicionador

o Potes e garrafas de produtos de limpeza

o Garrafas de iogurte grande e pequena

o Garrafão de água mineral

o Potes de manteiga | margarina | requeijão o Sacos de arroz | feijão | açúcar | farinha

o Sacolas de supermercados

o Baldes e bacias

o Vasilhas plásticas

o Mesas e cadeiras de bar

2. Alumínio

o Latinhas

o Panelas velhas

Pontos de Entrega Voluntária (PEV)

• SOS Amazônia: de Segunda a Sexta-feira | das 8 às 17 horas [Localização]

• Araújo do Aviário: Todos os dias da semana | das 7 às 22 horas [Localização]

Conheça as atividades de proteção

Sob a coordenação técnica da SOS Amazônia, as atividades de proteção dos quelônios (tartarugas, tracajás e Iaçás) acontecem desde 2003. Voluntariamente, cerca de 20 famílias ribeirinhas protegem, por ano, desovas em mais de 250 covas, em 40 praias ao longo do rio Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Esse trabalho inicia a partir de maio, quando os quelônios começam a desovar nas praias. A primeira etapa é localizar as covas, colocar tela e rede de proteção em cada cova, fixar placa informando que é uma praia protegida, monitorar e proteger as covas dos predadores, animais domésticos e invasão das praias por pessoas, até o mês de setembro, quando eclodem os ovos. Após a eclosão, os filhotes são recolhidos numa bacia com água do rio e ficam na casa da família, sendo cuidadas até dezembro, período que inicia a estação das chuvas. As atividades terminam com a soltura dos filhotes, em lagos, quando o rio Juruá está cheio.

Problemas enfrentados

As famílias voluntárias, muitas vezes, sofrem ameaças de pessoas que colocam em risco todo o trabalho, roubando ovos e destruindo ninhos. São vários os problemas a serem combatidos. Mas, embora as barreiras enfrentadas, os monitores afirmam que o número de quelônios no alto Juruá tem aumentado, consideravelmente, nos últimos anos, graças à ação voluntária e ao trabalho de assistência técnica da SOS Amazônia na região.

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato