Nota Técnica

Ícone de relógio set 09, 2014

[box] Nota Técnica

A SOS AMAZÔNIA é uma organização da sociedade civil, criada no Acre há 25 anos. No seu histórico de atuação destacam-se o desenvolvimento da educação ambiental em escolas e campanhas junto a população urbana, o incentivo a coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos, o monitoramento e implementação de políticas publicas da área ambiental, planejamento da gestão de bacias hidrográficas, e a promoção e defesa da biodiversidade por meio do apoio e incentivo a implantação e funcionamento de várias unidades de conservação no Acre e de espécies ameaçadas. Desde 1996, desenvolve vários projetos no Vale do Juruá, no Acre, para apoiar o Parque Nacional da Serra do Divisor, e mais recentemente, ampliou suas iniciativas na região, desenvolvendo assistência técnica e extensão rural junto a quase 2 mil famílias de produtores ribeirinhos agroextrativistas, inclusive na Reserva Extrativista do Alto Juruá.

Sua experiência com comunidades, projetos sociais e atividades para atenuar as pressões na biodiversidade, motivou proprietários do Projeto Purus (um projeto para Conservação Florestas Tropicais no Acre, Brasil) e do Projeto Russas e Valparaiso (ambos de REDD em áreas privadas) a convidarem a SOS para execução de ambos. Para decidir envolvimento ou não, inicialmente, a Secretaria Executiva da SOS AMAZÔNIA enviou equipe para visita exploratória a área do projeto Purus. A equipe conversou com vários moradores locais e representantes de municípios e instituições públicas, e constatou um conflito agrário das famílias residentes com o proprietário do projeto. Não havendo indicativos de mudança a SOS AMAZÔNIA não assumiu compromissos. Porém, para que possa se envolver, recomendou que estes conflitos fossem resolvidos, e, a pedido dos proprietários, indicou profissionais, na época sem vínculos com a instituição, para colaborar em treinamentos.

Com o projeto Russas e Valparaiso, a verificação da situação das famílias e da área a ser trabalhada foi realizada pela equipe de assistência técnica e extensão rural da SOS AMAZÔNIA, que na época atuava na região, inclusive atendendo algumas das famílias residentes na área do Projeto. Apesar de não ter sido detectada situação que impeça o envolvimento da SOS AMAZÔNIA no Projeto, e de haver grande interesse do proprietário do projeto que a instituição faça parte do mesmo, por enquanto, nenhum contrato foi assinado entre as partes.

Entretanto, mesmo não havendo qualquer vínculo institucional ou contrato de serviço da SOS AMAZÔNIA com os dois projetos citados, divulgam-se em documentos disponíveis na internet, que a SOS AMAZÔNIA apoia e tem compromissos com os dois empreendimentos. Diante deste fato, comunicamos que tais citações não são verdadeiras e que os proprietários não foram autorizados a fazer tal declaração. Já comunicamos esse fato aos proprietários e solicitamos que retirem este informe, e que se for necessário solicitaremos judicialmente essa mudança.

Enquanto os dois projetos, não fizerem as mudanças recomendadas e contratos de parceria e trabalho forem assinados, a SOS AMAZÔNIA não se envolverá a qualquer iniciativa ou atividade relacionada aos dois empreendimentos.  (Documento em PDF)

 

Rio Branco, Acre,  9 de setembro de 2014

   Miguel Scarcello

Secretário Geral da SOS Amazônia

[/box]

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato