SOS Amazônia vai participar do 3º Encontro Nacional de Agroecologia

Ícone de relógio maio 15, 2014

A SOS Amazônia vai participar do III Encontro Nacional de Agroecologia, organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que será realizado de 16 a 19 de maio de 2014, em Juazeiro – BA.

Com o lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”, o evento tem por objetivos o intercâmbio de experiências concretas dos agricultores e agricultoras do Brasil; debater a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, a partir da agricultura familiar; o fortalecimento das redes locais da economia, destacando a igualdade de gêneros e a vida do trabalhador e do consumidor; promover o desenvolvimento dos territórios e o bem-estar da população.

Cerca de duas mil pessoas de todo o país, a maioria agricultores, e diversos segmentos da sociedade, participarão de seminários, debates e atividades culturais.

A SOS Amazônia vai levar ao evento dois representantes da Reserva Extrativista Alto Juruá, três agricultores das comunidades Nova Cintra e Praia da Amizade, localizadas no município de Rodrigues Alves, uma técnica em agroecologia e um coordenador de Assessoria Técnica, Social e Ambiental.

[box] Informações sobre a programação

O centro do III ENA será a “Feira de Saberes e Sabores”, espaço aberto aos moradores de Juazeiro e região, com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país. Lugar ideal para a troca de mercadorias, para conversa e amizade, e sobretudo ambiente propício à troca de conhecimento.

A Feira será instalada na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) e vai narrar também a diversidade das práticas agroecológicas a partir dos territórios por onde passaram as Caravanas e a interlocução das diversas práticas com as políticas públicas existentes – e que garantem ou deveriam garantir a ampliação da produção de alimentos agroecológicos.

Estão previstas, ainda, palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, e um grande show na noite de sábado. A programação (veja versão provisória anexa) vai ajudar a responder: “por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”. Os diversos seminários temáticos ajudarão a compreender o emaranhado de relações entre a produção de alimentos e o cotidiano de toda a população. Estão em pauta temas como o acesso universal e livre às sementes em contraposição aos transgênicos; agrotóxicos, contaminação e saúde; reforma agrária e direitos territoriais; acesso à mercados locais e institucionais; agricultura nas cidades e ainda os direitos das mulheres e à comunicação.

Ao final do evento será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroecológico.

Data: 16 a 19 de maio

Local: Campus da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf)

Juazeiro, Bahia

Mais informações: www.agroecologia.org.br [/box]

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato