SOS Amazônia finaliza oficinas de apresentação do projeto de ATES na Alto Juruá

Ícone de relógio abr 25, 2014

Eliz Tessinari/SOS Amazônia | Foto: Leonildo Ribeiro

A SOS Amazônia, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), finalizou este mês as 10 Oficinas de Apresentação do projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), destinado às comunidades da Reserva Extrativista Alto Juruá, localizada no município de Marechal Thaumaturgo.

Dividido em três etapas: Oficinas de Apresentação e Diagnóstico Familiar; Planejamento Participativo; e Oficinas de Capacitação e Orientação Técnica, o projeto de ATES na Resex tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na Reserva, com foco na conservação dos recursos naturais, envolvendo três eixos fundamentais: organização social, fomento do extrativismo e produção sustentável, e comercialização.

“O ATES na Resex concentra suas ações no resgate do extrativismo e fortalecimento da produção agroecológica na região. Tem duração de 30 meses e vai atender cerca de 1.100 famílias”, destaca Adair Duarte, coordenador de ATES/SOS Amazônia.

As oficinas iniciais foram realizadas nas 10 seguintes comunidades Polos: Restauração, Maranguape, Remanso, Novo Horizonte, Iracema, Foz do Breu, Caiporinha, Belfort, Acuriá e Foz do Tejo, localizadas às margens dos rios Tejo, Juruá, Breu, Amônia e Arara, e nos igarapés Bajé, Caipora, São João e Acuriá, durante os meses de março e abril de 2014.

Durante esse período, participaram das atividades 850 extrativistas. Destes, 350 mulheres. Além das atividades de recreação para 700 crianças, aproximadamente. Destacamos ainda a participação das instituições locais: Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Juruá (Asareaj), Associação dos Seringueiros e Agricultores do Rio Juruá (Asajuruá), Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Câmara de Vereadores e Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

José-idas

Ribeirinho José Idas da Comunidade Foz do Breu | Foto: Leonildo Ribeiro

“Com acompanhamento técnico, acredito que as coisas vão pra frente na Reserva porque quando a Reserva começou tinham técnicos do CNPT para nos ajudar e dava certo. A gente plantava guaraná, café, pupunha, mas depois acabou a assistência e foi tudo por água abaixo. Acho que foi pouco tempo de assistência. Agora com esse ATES o pessoal vai se interessar e se animar mais”, disse o ribeirinho José Idas Rodrigues Ferreira, da comunidade Foz do Breu.

José Domingos Garcia Inácio, presidente da ASAREAJ, destaca que a Assessoria Técnica, Social e Ambiental para as Resex é uma reivindicação de muitos anos dos movimentos sociais. “Esse momento que se inicia é histórico para todos nós. As ações do projeto terão um papel fundamental para que as famílias permaneçam na RESEX, organizadas, produzindo, criando e extraindo os produtos da floresta para subsistência e comercialização, isso aliado com acesso às políticas públicas do governo Federal, Estadual e Municipal”, ressalta.

Próxima atividade

Em maio a equipe técnica da SOS Amazônia, composta por engenheiros florestais, assistentes sociais, técnicos agroflorestais, florestais e agroecológicos, agentes de ATES e responsáveis pela logística e mobilização, retorna às comunidades polos Restauração, Maranguape, Remanso, Novo Horizonte e Iracema para realizar as oficinas de diagnósticos comunitários e de empreendimentos coletivos e/ou individuais, além de concluir as visitas de diagnóstico familiares.

O ATES na Resex Alto Juruá tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro.

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato