Acre registra crescimento de 348% no desmatamento da Amazônia

Ícone de relógio fev 14, 2014

Vendido para outros Estados e países como símbolo da preservação da Amazônia, o Acre foi o campeão no aumento de áreas desmatadas no intervalo de um ano. De agosto de 2012 a janeiro de 2013, o desmatamento foi de 10 km2. Analisado o período de agosto de 2013 a janeiro deste ano, o Acre foi responsável por colocar abaixo 42 km2 de floresta –um aumento de 348%.

Os dados fazem parte do último Boletim do Desmatamento divulgado pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) nesta quinta. Criticado pelo governo petista local como vilão da Amazônia, o Estado de Rondônia seguiu trajetória oposta a do Acre, apresentando queda de 34%.

Como campeões do aumento na degradação da floresta o Acre tem como parceiro de pódio o Tocantins, registrando índice de 324%. Em janeiro deste ano, o Acre foi responsável por 8% de todo o desmatamento da Amazônia, enquanto Rondônia teve participação de 2%. Ao todo, o aumento das áreas desmatadas na Amazônia Legal foi de 206%.

De acordo com Imazon, nem as áreas protegidas por lei escaparam do crescimento no aumento do desflorestamento. A Reserva Chico Mendes, no Acre, por exemplo, ficou em terceiro lugar entre as unidades de conservação com maior impacto, respondendo por 0,3% do desmatamento.

Na avaliação dos “municípios críticos” avaliados pelo instituto, Rio Branco ficou em 10º lugar no ranking. A capital do Acre registrou quase 4 km2 de sua área verde devastada.

 

[Fabio Pontes, da Editoria de Política do ac24horas]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato