SOS Amazônia avalia trabalhos em roçados sustentáveis

Ícone de relógio out 11, 2013

A Organização Não-Governamental (ONG) SOS Amazônia está fazendo uma avaliação dos trabalhos do projeto serviços de assistência técnicas às ações de fomento à produção sustentável, implementado nas comunidades da regional do Juruá, no âmbito do Pro-Acre. O projeto é uma parceria com Secretaria Agroflorestal de Produção Familiar (Seaprof) e objetiva agregar renda aos agricultores familiares, além de melhorar a segurança alimentar. O encontro, que acontece no Centro de Treinamento da Diocese, conta com representantes de quatro municípios da região.

Francisco Cavaco da Silva

Francisco Cavaco da Silva

O projeto levou ao agricultor familiar a chamada transição agroecológica (uso sustentável do solo), recuperando áreas degradadas, usando novas técnicas como o plantio direto. Além da preservação e conservação, o projeto também deu assistência técnica para os agricultores. “Estamos muito satisfeitos com o conhecimento das tecnologias dessa chamada nova agricultura”, declarou o agricultor Francisco Cavaco da Silva, presidente da Sociedade Agrícola Praia da Amizade.  

maria-aparecida-lopes1

Secretária Técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes

A coordenadora técnica da entidade, Maria Aparecida Lopes, avaliou como positivo os trabalhos do projeto. “Fizemos capacitações, levamos assistência técnica e organizamos associações de produtores. Agora, estamos encerrando este proejo que beneficiou muitas famílias”, disse ela, destacando a recuperação dos solos com a leguminosa mucuna, que aumentou em até 50% a produção dos “roçados sustentáveis”. A SOS Amazônia foi criada na década de 80, período de maior combate ao desmatamento. De forma articulada, seus membros querem melhorar as condições de vida dos homens e preservar os recursos naturais. O aperfeiçoamento da capacidade técnica e da gestão da organização são as principais marcas da instituição, que ficou conhecida no Brasil e internacionalmente.

[Tribuna do Juruá – Jorge Natal]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato