Ribeirinhos denunciam extração de pedra no PNSD e exploração do trabalho infantil

Ícone de relógio jul 18, 2013

Ribeirinhos do Vale do Juruá pediram apoio à SOS Amazônia no combate de crimes ambientais no Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD). Segundo eles, um homem, identificado apenas como ‘Gordo’, chegou ao PNSD vendendo roupas e placas solares, e, de repente, começou a retirar pedras do leito do Rio Mirim, além de explorar o trabalho infantil para a prática da extração.

Ainda de acordo com os ribeirinhos, ‘Gordo’ explora a área há mais de um ano e que várias denúncias foram feitas ao ICMBIO, mas até o momento, nenhuma providência foi tomada.

A SOS Amazônia formalizou denúncias na Polícia Federal, IMAC, IBAMA, IMCbio, MPF e Secretaria de Segurança Pública, solicitando que as denúncias sejam investigadas.

Associações comunitárias também denunciam crime ambiental

Presidentes das Associações Lago do Muju, Sociedade Agroextrativista Unidos do Lago verde e Associação Nova Cintra também pediram apoio a SOS Amazônia para frear crimes ambientais no Vale do Juruá.

Segundo eles, alguns moradores das comunidades Nova Cintra, Luzeiro, Muju, Agrovila do Muju, Pucallpa, Profeta, Lago Verde no Guarani, têm praticado a caça com cachorro, retirada de madeira e a pesca predatória.

De imediato, a SOS Amazônia formalizou denúncia na Polícia Federal, IMAC, IBAMA, IMCbio e MPF para investigar e coibir os crimes.

“A SOS Amazônia vai acompanhar de perto a iniciativa dos órgãos em relação a essas denúncias. Infelizmente, o Parque vem sofrendo muitas agressões, precisamos mudar esse cenário”, observa a secretária técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes.

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato