Seminário discute Pagamento por Serviços Ambientais

Ícone de relógio maio 29, 2013

Em Brasília, evento buscou mostrar experiências privadas e internacionais com os serviços ambientais, além de promover o debate sobre a possível replicabilidade nos contextos brasileiros e europeu.

 

O Ministério do Meio Ambiente e do Planejamento, em parceria com a União Europeia (UE), promoveram nessa terça-feira, 28, em Brasília, um seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no âmbito do projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. O seminário buscou mostrar experiências privadas e internacionais com os serviços ambientais, além de promover o debate sobre a possível replicabilidade nos contextos brasileiros e europeu.

O evento encerra as 5ª e 6ª convocatórias do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil. A primeira teve foco nos desafios para estimular a demanda por serviços ambientais no setor privado. A 6ª convocatória procurou fazer um estudo da experiência do México com as políticas de implementação de PSA e a operacionalização dos fundos de parceria, promovendo discussão sobre a relevância e a gestão dos fundos para PSA no Brasil e na Europa.

Além de fechar as duas convocatórias, o seminário teve o objetivo de aproveitar a experiência dos participantes para estimular o debate sobre PSA de maneira mais abrangente, abordando conceitos, pontos principais, entraves e aplicações em casos concretos. Questões sobre as definições claras dos beneficiários, pagadores, mecanismos de mensuração dos serviços e estabelecimento de regras claras para gestão dos fundos de parceria foram mencionados como pontos de partida essenciais para a implementação de políticas e iniciativas de PSA.

A 4ª convocatória do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil, encerrada no início de 2012 resultou na publicação Pagamento por Serviços Ecossistêmicos em perspectiva comparada: Recomendações para tomada de decisão, distribuída no evento, e está disponível no site do MMA para download.

[Assessoria de Comunicação GTA |  site do GTA]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato