Ajude a construir as Metas de Aichi

Ícone de relógio maio 13, 2013

Documento com metas nacionais de biodiversidade para 2020 está disponível para contribuições da sociedade civil. Sugestões poderão ser encaminhadas até o dia 25 de maio.

Durante a Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB (na COP 10), realizada na cidade de Nagóia, Japão, em 2010, foi adotado um Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 que estabelece 20 Metas Globais de Biodiversidade, as Metas de Aichi. O Plano Estratégico proporciona uma estrutura flexível para o estabelecimento de metas nacionais e regionais, e promove a aplicação coerente e eficaz dos três objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica.

No Brasil, a Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), composta por representantes de órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, é a responsável pela discussão e implementação das políticas sobre a biodiversidade no País. Compete à comissão promover a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil junto à CDB, bem como identificar e propor áreas e ações prioritárias para pesquisa, conservação e uso sustentável dos componentes da biodiversidade. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), será o responsável por finalizar o Plano de Ação Governamental para Atingimento das Metas de Aichi.

Na 51ª reunião da Conabio, realizada no dia 25 de abril, em Brasília, o MPOG apresentou um documento com as Metas Nacionais de biodiversidade para 2020 e as propostas de nova redação dos membros da Conabio e de outros representantes do governo. Neste documento consta que as metas 7, 10, 11, 17 e 20 ainda estão em discussão e não têm consenso.

Dessa forma, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), representante da sociedade civil na Conabio, disponibiliza esse documento (anexo) para todos possam contribuir com considerações e sugestões nas metas ainda não consensuadas (7, 10, 11, 17 e 20).

A próxima Reunião Ordinária da Conabio, em que será finalizada a discussão sobre as propostas das metas nacionais de Aichi, ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho. Assim, aceitaremos contribuições da sociedade civil até o dia 25 de maio, para que possamos incluí-las no documento e apresentá-las na reunião.

Todas as contribuições devem ser encaminhadas a Ivaneide Cardozo (Neidinha), da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que representa o FBOMS na Conabio. O email dela é [email protected] . Contribua!  Metas nacionais de biodiversidade para 2020

[Grupo de Trabalho Amazônico – GTA]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato