Desmatamento aumenta pelo quinto mês consecutivo, diz Imazon

Ícone de relógio jan 19, 2013

É temporada de chuvas na Amazônia. Mesmo com o mal tempo, o desmatamento aumento 107% no mês de dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2011. Os dados foram divulgados hoje (18) pela ONG Imazon, que faz o monitoramento independente do desmatamento na região. A partir de agosto, esse é o quinto mês seguido que os números do desmatamento aumentam. Visualizar mapa Desmatamento na Amazônia Legal – Dezembro 2012.

De 40 quilômetros quadrados (km2) registrados em dezembro de 2011, o desmate pulou para 82 km2 em dezembro de 2012. Os dados foram detectados com mais da metade (57%) da área florestal sob nuvens, o que dificulta a visualização das imagens detectadas pelo satélite. Em dezembro de 2011, as nuvens encobriram 76% do território da Amazônia Legal, o que significa que o aumento pode não ter sido tão brusco como o apresentado, já que no ano passado a má visibilidade pode ter subestimado o desmatamento no mês de dezembro.

A maioria do desmatamento ocorreu em Mato Grosso (57% da área desmatada aferida), seguido pelo Pará (27%), Rondônia (10%) e Amazonas (6%).

“Em Relação ao Mato Grosso, é necessário destacar que, em novembro, esteve praticamente todo encoberto por nuvens. Então, os desmatamentos ocorridos naquele mês podem não ter sido detectados e terem sido contabilizados só em dezembro”, explica a ((o)) eco Heron Martins, engenheiro ambiental  do Imazon. “No Pará, 70% da área do estado estava encoberta por nuvens, limitando o monitoramento em dezembro. Entretanto, considerando o acumulado no período agosto-dezembro, o Pará lidera”.

Ver gráfico

[style_image width=”” height=”” image=”http://sosamazonia.org.br/oscip/wp-content/uploads/2013/01/SAD-Figura-1.jpg” align=”aligncenter” alt=”Desmatamento de agosto de 2011 a dezembro de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD).” url=”http://yourwebsite.com/” border=”yes” lightbox=”yes” fade=”yes”]

 Desmatamento de agosto de 2011 a dezembro de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD)

Os dados do período de agosto a dezembro de 2012 mostram que houve aumento de 127% sobre o período agosto-dezembro de 2011. O desmatamento saltou de 568 para 1.288 km2 registrados no último período.

[O Eco]

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato