SOS Amazônia inicia trabalhos de orientação técnica

Ícone de relógio dez 12, 2012

Depois de quatro meses realizando visitas com o objetivo de elaborar  um diagnóstico das Unidades de Produção Familiar (UPF) e destacar a necessidade de alternativas que visem a melhoria da produção rural [de olho no uso sustentável dos recursos naturais, ambientais, sociais e econômico], de 800 famílias no Vale do Juruá, a SOS Amazônia, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) iniciou os trabalhos de visitas aos roçados para orientar em relação ao espaçamento da produção, técnica de roçados sustentáveis, consórcio da produção, uso do solo, eliminação de pragas, dentre outras demandas.  Mais de 300 famílias já tiveram orientação técnica até agora.

“A maioria consorcia milho, arroz e mandioca, e não se atenta para a questão do espaçamento, ou seja, se não houver esse cuidado, as plantas que crescem mais rapidamente vão impedir que a luz do sol favoreça as plantas de menor crescimento”, observa a técnica da SOS Amazônia, Leonarda Castelo Branco, responsável pela região de Marechal Thaumaturgo.

O objetivo geral dessa iniciativa, segundo a técnica ambiental da SOS Amazônia, Gleiciane Oliveira, é possibilitar a ‘Transição Agroecológica, Organização Social e Gestão da Propriedade’, por meio de atividades individuais e coletivas, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação dos resultados.

45 comunidades são beneficiadas com o projeto de ATER do MDA/SOS Amazônia, alcançando os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Dentre as comunidades contempladas estão as do rio Juruá Mirim (Prainha I, Santo Antônio, Bahia, Formigueiro e Vista Alegre); rio Juruá (Carlota, Mujú, Grajaú, Reforma, Besouro, praia da amizade, Muju, Pucalpa I e Nova Cintra). Veja a relação completa.

Distribuição de sementes de mucuna

No dia primeiro de dezembro, a equipe técnica de ATER distribuiu, em parceria com a Associação dos Produtores de Alto Pentecostes,  cerca de 150kg de sementes de mucuna para comunidades situadas nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Porto Walter. As sementes foram doadas pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC).

Novas ações

Foi elaborado novo calendário de visitas com o objetivo acompanhar as atividades dos produtores beneficiados pelo ATER MDA/SOS Amazônia, além de avaliar os resultados da assistência prestada para o uso dos roçados sustentáveis, espaçamento da produção, eliminação da praga, etc.

As comunidades visitadas irão receber, ainda este mês, reuniões, cursos e visitas com base no tema transição agroecológica, incluindo palestras sobre o manejo da mucuna. O objetivo é realizar atividades de acordo com as necessidades de cada comunidade. As reuniões  com algumas comunidades já tiveram início no dia 6. É importante ressaltar que em todas as comunidades foi dada ênfase sobre organização social e a criação de sistemas agroflorestais (SAFs). “Esperamos que o produtor perceba a importância da transição agroecológica em seus roçados e venha a adota-la gradativamente, bem como a gestão da propriedade e a organização social”, comenta a engenheira agrônoma e técnica da SOS Amazônia, Márcia Capistrano.

A partir deste mês, o projeto de ATER vai contar também com o apoio da SEAPROF/PROACRE/BIRD para atender algumas comunidades. Dentre as quais estão: Vitória, Praia da Amizade, Muju, Grajau e Triunfo.

Veja como foram as visitas técnicas nas comunidades [Problemas encontrados, Orientações, Demandas]

Outras orientações prestadas às comunidades pela equipe técnica da SOS Amazônia | MDA

 

 

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato