Equipe SOS Amazônia em campo | PDC

Ícone de relógio out 04, 2012

A S.O.S Amazônia, com mais de 15 anos de atuação na região do Juruá, é a responsável direta na elaboração de 28 PDCs  (Plano de Desenvolvimento Comunitário), envolvendo cerca de 1340 famílias, nas regionais do Juruá, Taraucá/Envira. O Plano foi idealizado pelo governo do Acre com o objetivo de colocar em prática o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (PROACRE/PROSER).

A primeira visita às comunidades polos (COP), realizada em setembro, alcançou 147 famílias das glebas Paraná, São Jerônimo e São Paulo. Dia oito de outubro, equipe técnica da SOS Amazônia vai a campo novamente para visitar mais nove COPs, cerca de 400 famílias.

Por meio do ‘Formulário Comunitário – Base Familiar’, os técnicos vão coletar, durante 19 dias, informações sobre habitação, saneamento, saúde, educação, organização social, uso da terra, produção e meio ambiente, além da realização de nove oficinas, uma em cada COP, a fim de compreender os anseios das famílias, o que mais valorizam na floresta, conhecer os pontos fortes e fracos da localidade, identificar a situação atual da comunidade e planejar o que desejam para os próximos cinco anos.

As atividades do PDC têm apoio financeiro do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)

Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC)

Para implementar o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (PROACRE/PROSER), o governo do Estado idealizou o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), uma proposta para garantir o envolvimento das comunidades na gestão territorial, de modo a refletirem sobre os seus problemas e proporem soluções inovadoras e adequadas a realidade.

A necessidade do documento surgiu a partir dos resultados do Zoneamento Ecológico e Econômico do Acre, onde foram definidas regiões estratégicas para a realização de investimentos. Tais regiões, devido a suas características sociais, econômicas e culturais merecem atenção especial e urgente, visto que as ações ali promovidas podem causar forte impacto, acelerando os processos de desenvolvimento.

Assim, define-se como PDC o instrumento que levanta as expectativas das comunidades e as estratégias visando a promoção do desenvolvimento e sustentabilidade local, tendo como base metodológica a orientação para inclusão social, observando a vocação econômica, cultural e tipologia de cada comunidade, bem como as possibilidades de integração com as cadeias produtivas das Zonas Econômicas de Desenvolvimento – ZED´s. (Manual de procedimento para elaboração do PDC/PROACRE Proser 2010)

Próximos posts

Ícone de folha de árvore Seja Voluntário SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato

Ícone de folha de árvore Associe-se a SOS Amazônia

O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro da nossa floresta, rios, animais e da humanidade.
Afilie-se agora!

Ícone de folha de árvore Faça parte da equipe SOS Amazônia

Tem interesse em trabalhar na SOS Amazônia?
Nos envie seu currículo e faça parte da nossa base exclusiva de currículos


Ícone de folha de árvore Seja Parceiro SOS Amazônia

Tem sede de ajudar a mudar o mundo a sua volta?
Seja um voluntário SOS Amazônia, inscreva-se e em breve entraremos em contato